domingo, fevereiro 1, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Gordura resistente, e que não sai de jeito nenhum, pode ser um problema de genética e não de treino

por Priscila Torres
25/09/2018
em Notícias
Gordura resistente, e que não sai de jeito nenhum, pode ser um problema de genética e não de treino

Você já parou para se perguntar por que indivíduos com dieta e estilo de vida semelhantes, mesma idade e sexo engordam enquanto outros emagrecem? E por que alguns desenvolvem ou não doenças cardiovasculares (DCV), câncer ou diabetes? Existe uma explicação disso em seu material genético e um exame genético pode ser a solução. “Por meio da coleta da saliva em um chip, esse material genético é analisado e pode identificar, por exemplo, alguns genes que favorecem o acúmulo de gordura, a resistência insulínica e o comprometimento da quebra de gordura – mesmo com exercícios. Com o resultado do exame, o médico e o nutricionista podem personalizar a dieta e orientar o uso de suplementos para tratar o paciente”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Slim Code Chip é um lançamento do Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece de 27 a 29 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

De acordo com o geneticista Marcelo Sady Ladeira, todos nós somos resultados da interação dos nossos genes com fatores ambientais. “O nosso estilo de vida, nossa alimentação, nível de atividade física e nível de estresse modulam a nossa suscetibilidade genética e a maioria das doenças degenerativas crônicas. Portanto, ninguém nasce pré-determinado a desenvolver qualquer doença degenerativa crônica não transmissível (DCNT). Nascemos sim, com suscetibilidades diferentes. Entretanto, qualquer suscetibilidade genética pode ser amenizada com hábitos saudáveis, principalmente uma alimentação adequada e personalizada com base no nosso Genótipo, que permite uma melhor estimativa das nossas necessidades individuais”, afirma o geneticista.

Segundo a nutróloga Dra. Marcella Garcez, os testes genéticos são cada vez mais importantes, pois podem, a partir das análises específicas, identificar características individuais e tendências ou predisposição para o desenvolvimento de doenças metabólicas, além da sensibilidade e da tolerância a macronutrientes e micronutrientes. “Com os resultados é possível traçar estratégias terapêuticas que incluem dieta, prescrição de suplementos e medicamentos com objetivo de evitar que os polimorfismos genéticos (variações na sequência de DNA) não sejam expressos”, afirma a médica.

Abaixo, a farmacêutica Mika Yamaguchi explica as cinco principais alterações envolvidas na dificuldade da perda de peso.

ACÚMULO DE GORDURA

Três genes têm destaque quando o paciente é propenso ao acúmulo de gordura: FTO, INSIG2 e POMC. “No caso da desregulação desses genes, o corpo gasta menos energia e ganha mais peso, da mesma forma que ele acumula mais gordura. Para cada alelo de risco (o par do DNA), quando um está alterado, há um ganho de 1,13kg: é o caso de pessoas que engordam com muita facilidade”, afirma Mika. “Nesse caso, o paciente responde bem a uma dieta hiperproteica; no caso da alimentação low carb (e algumas pessoas fazem low e engordam), há um ganho de peso; esse paciente somente se sente saciado quando consume fibra e fitoterápicos que melhoram a saciedade”, detalha. “O médico pode indicar os suplementos Glycoxil (diminui o acúmulo de gordura tendo o açúcar e os carboidratos como fonte), Modulip (cuja atividade lipolítica provém da preservação das terminações nervosas no tecido adiposo e aumenta a saciedade), Slim Green Coffee (booster termogênico que traz cafeína e fibras e estimula o metabolismo) e Bio Arct (aumenta a produção energética e melhora o metabolismo), que atuarão em conjunto para reequilibrar o organismo”, afirma.

RESISTÊNCIA INSULÍNICA (ACÚMULO DE GORDURA VISCERAL)

Trata-se de pacientes sensíveis ao consumo de gordura e carboidratos. Além do POMC, outros genes envolvidos são GHEL, LEP e LEPR. “Com esses genes, há maior sensação de fome, menor saciedade e é importante melhorar o sono ou suplementar com melatonina também”, afirma. Além de Modulip e Glycoxil, são indicados In.Cell e Lipo PS20. “In.Cell contém aminoácidos essenciais, lipídeos e ácidos graxos mono e poli-insaturados (ômegas 3, 6, 7 e 9) nas proporções adequadas para o consumo humano. Seu uso ajuda na saciedade. Já o Lipo PS20 tem ação neuroprotetora e diminui o impacto do cortisol, que diminui a lipólise (quebra de gordura) e ajuda nesse acúmulo de gordura visceral”, diz Mika.

DIABETES TIPO 2

Além de INSIG2, o gene PPAR-gama também este envolvido. “Como esse fator de transcrição controla o metabolismo de glicose e lipólise, o aumento da expressão desse gene leva a um acúmulo de gordura, ganho de peso, risco aumentado de resistência à insulina, diabetes tipo 2, de forma que cerca de 25% dos casos de diabetes estão associados à alteração genética do gene”, diz Mika. Glycoxil também é indicado neste caso e deve ser associado ao FC Oral, que tem ômega 3 (DHA e EPA vetorizados em fosfatidilcolina), e atua na diminuição do estado infamatório causado pela resistência à insulina, melhorando também a oxigenação dos tecidos. Outro ativo que pode ser prescrito é o Slim Green Coffee, que auxilia diminuindo o acúmulo de gordura, inibe o transporte de glicose e estimula o metabolismo.

TERMOGENESE ADAPTATIVA

Nesse caso, o paciente enfrenta um efeito platô, ou seja, depois de experimentar algum sucesso, o organismo não responde mais à dieta que ele está seguindo. Os genes envolvidos são UCP1, UCP2 e MC4R. “Esse paciente tende a apresentar menores taxas metabólicas e mais ganho de peso. Em alguns casos, o paciente tem um gasto energético 11% menor. Se a pessoa queima normalmente 500 calorias por dia para perder 1kg em uma semana, o portador deste gene menos eficiente terá que queimar 650 calorias por dia para perder os mesmos 1kg”, afirma. No caso do MC4R, ele leva a um menor gasto energético. “O paciente tem maior sensibilidade ao consumo de carboidratos, tendo redução de 21% no metabolismo de carboidrato. A indicação é de uma dieta low carb”, diz. Os suplementos Bio Arct, Slim Green Coffee, Glycoxil são indicados para esse caso.

GASTO ENERGÉTICO

Além de MC4R, outros dois genes ADRB2, ADRB3 estão envolvidos em um menor gasto energético. “Há um comprometimento da lipólise (quebra de gordura).” Os suplementos indicados são Bio Arct, Slim Green Coffee, Modulip e Glycoxil.

Por fim, a farmacêutica lembra que é de fundamental importância consultar um médico e nutricionista para que os profissionais orientem o paciente da melhora forma. “Somente os profissionais poderão indicar a melhor dieta e suplementação mais recomendados para cada caso, afinal não devemos tratar todos da mesma forma, já que no DNA somos diferentes”, finaliza.

SERVIÇO

22º CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTROLOGIA

Data: 27, 28 e 29 de setembro

Horário: das 10h às 18h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: R. Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo – SP, 01307-001

FONTE: A Biotec Dermocosméticos é empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores. www.biotecdermo.com.br SAC: 0800-7706160

 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Quais os benefícios da musculação feminina?

Próxima postagem

Lupus: entenda como se manifesta a doença autoimune

Relacionado Postagens

Conselho Nacional de Saúde debate hanseníase, exame de proficiência médica e agenda estratégica do SUS

Conselho Nacional de Saúde debate hanseníase, exame de proficiência médica e agenda estratégica do SUS

por Priscila Torres
30/01/2026

O Conselho Nacional de Saúde realizou a 374ª Reunião Ordinária na quarta (28) e na quinta-feira (29). O encontro teve...

Ministério da Saúde atualiza PCDTs de artrites com ajustes regulatórios no acesso a medicamentos

Ministério da Saúde atualiza PCDTs de artrites com ajustes regulatórios no acesso a medicamentos

por Beatriz Libonati
30/01/2026

O Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira (23), no Diário Oficial da União, as atualizações dos Protocolos Clínicos e...

Cosaúde analisa contribuições e debate propostas de incorporação de novas tecnologias para o tratamento do câncer colorretal metastático, câncer de próstata e câncer de pulmão

Cosaúde analisa contribuições e debate propostas de incorporação de novas tecnologias para o tratamento do câncer colorretal metastático, câncer de próstata e câncer de pulmão

por Priscila Torres
30/01/2026

A Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde) realizou, na terça (27) e na...

Renata Saldanha fala sobre viver com psoríase: ‘A gente luta contra o próprio corpo’

Renata Saldanha fala sobre viver com psoríase: ‘A gente luta contra o próprio corpo’

por Priscila Torres
30/01/2026

Antes mesmo de receber o diagnóstico, Renata Saldanha, a cearense campeã do BBB 25, já convivia com sintomas típicos da psoríase. Desde...

CNS recomenda priorização da atenção primária no Agora Tem Especialistas

CNS recomenda priorização da atenção primária no Agora Tem Especialistas

por Priscila Torres
29/01/2026

O programa Agora Tem Especialistas foi tema de debate durante a 374ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS),...

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto abre inscrições para curso de Cuidador de Idosos

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto abre inscrições para curso de Cuidador de Idosos

por Priscila Torres
29/01/2026

O Centro Interescolar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP-USP) abriu inscrições para o Exame...

Próxima postagem
Lupus: entenda como se manifesta a doença autoimune

Lupus: entenda como se manifesta a doença autoimune

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 75mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco