Vacina pneumocócica conjugada 13 estará disponível até julho de 2021, para pacientes reumáticos que fazem uso de medicamentos imunossupressores
Conforme comunicado do Programa Nacional de Imunização, a vacina Pneumocócica Conjugada 13-valente, estará disponível somente até julho de 2021 para pacientes imunossuprimidos por doença de base ou por medicamentos.
Os pacientes com doenças reumáticas que usam medicamentos imunossupressores orais, injetáveis ou inficionais, tais como os medicamentos biológicos, são enquadrados como imunossuprimidos por terapêuticas (termo que está citado na referência do Programa Nacional de Imunização).
Esta recomendação está no OFÍCIO Nº 92/2021/*CGPNI/DEIDT/SVS/MS, emitido em janeiro de 2021.
Como conseguir tomar essa vacina no SUS
Compareça aos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIES). Pacientes que moram longe de um CRIES, devem comparecer na unidade básica de saúde de sua cidade, a unidade de saúde irá solicitar ao CRIES e fará o envio da vacina para a unidade solicitante, que fará então o agendamento da vacina.
Documentos necessários
Receita médica comprovando o uso de medicamentos imunossupressores;
Relatórios médicos solicitando a vacinação contra a pneumonia.
Confira abaixo a explicação da Sociedade Brasileira de Imunização sobre as vacinas contra pneumonia, disponíveis nos CRIES:
Pneumocócicas
Para a proteção adequada de pessoas com doenças reumatológicas e autoimunes, recomenda-se o esquema com dois tipos de vacinas pneumocócicas, complementares e não excludentes: iniciando com uma vacina conjugada, seguida da vacina polissacarídica.
Vacinas pneumocócicas conjugadas (VPC10 e VPC13)
Para menores de 6 anos, usar VPC13 sempre que possível, pois ela previne um número maior de pneumococos. Para maiores de 6 anos e adultos, a única vacina pneumocócica conjugada licenciada e recomendada é a VPC13.
Esquema de doses
- Crianças: ver Calendário de vacinação SBIm criança. Na rede pública são oferecidas, nesses casos, três doses de VPC10, aos 2, 4 e 6 meses, e um reforço entre 12 e 15 meses de idade.
- Crianças entre 12 e 71 meses que não receberam a VPC13, mesmo que adequadamente vacinadas com a VPC10: duas doses de VPC13, com intervalo de dois meses.
- Crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos não vacinados com VPC13: uma dose de VPC13.
Para pessoas que já receberam a VPP23, mas ainda não foram vacinadas com a VPC13, recomenda-se um intervalo de 12 meses para a aplicação da VPC13.
Onde se vacinar
VPC10: CRIE, para menores de 5 anos.
VPC13: serviços privados de vacinação, para todas as idades.
Acesse aqui a lista com os endereços e telefones dos CRIE. Caso não exista um na sua cidade, compareça à UBS mais próxima. Os profissionais poderão solicitar ao CRIE do estado o envio da vacina.
Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23)
A partir dos 2 anos de idade: duas doses com intervalo de cinco anos entre elas.
Preferencialmente, iniciar esquema com a vacina conjugada (VPC10 ou VPC13), seguida pela aplicação da vacina VPP23 dois meses depois.
Se a segunda dose de VPP23 foi aplicada antes de 60 anos de idade, uma terceira dose está recomendada após essa idade, com intervalo mínimo de cinco anos em relação à última dose.
Onde se vacinar
CRIE: duas doses.
Serviços privados de vacinação: inclusive terceira dose para quem foi vacinado antes dos 60 anos.
Acesse aqui a lista com os endereços e telefones dos CRIE. Caso não exista um na sua cidade, compareça à UBS mais próxima. Os profissionais poderão solicitar ao CRIE do estado o envio da vacina.
Confira os endereços dos CRIES: Centro de Referência para Imunibiológicos Especiais de todo o Brasil:
[better-wp-embedder width=”100%” height=”1200px” download=”all” download-text=”” url=”https://familia.sbim.org.br/images/files/lista-cries.pdf” /]
Informe-se e converse com o seu(sua) médico(a) sobre a atualização da sua carteira de vacinação. Confira o calendário de vacinas do paciente especial, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Imunização:
[better-wp-embedder width=”100%” height=”1200px” download=”all” download-text=”” attachment_id=”61965″ /]
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.