Notícias

Esporão nos pés provoca dores no calcanhar

Muitos problemas podem causar dores nos pés. Entre eles está a fascite plantar, uma inflamação na região da fascia plantar, tecido que recobre a musculatura da planta dos pés e que se estende do osso calcâneo até os metatarsianos. A enfermidade costuma atingir com mais frequência as mulheres, especialmente depois dos 40 anos, mas homens também podem ser acometidos pelo problema.

O principal sintoma da fascite é a dor na parte posterior dos pés, especialmente quando o paciente pisa no chão ao levantar-se da cama.

Está mais sujeito à doença quem pratica atividades esportivas de maneira excessiva, como corridas. Quem trabalha por muitas horas de pé e as pessoas com sobrepeso ou obesidade também estão mais sujeitas a desenvolver a fascite plantar.

Estima-se que metade dos pacientes com fascite plantar apresente também o chamado esporão do calcâneo, caracterizado pelo desenvolvimento de uma saliência no osso calcâneo que pode provocar dores na região do calcanhar, muitas vezes dificultando o ato de caminhar.

O diagnóstico deve ser feito por avaliação clínica e pode ser complementado com exames de imagem. O tratamento vai depender das causas identificadas. Diminuir o volume de treinamentos físicos quando excessivos, programar pausas para descanso (no caso de quem trabalha muito tempo em pé) e adotar hábitos de vida mais saudáveis para perder peso podem estar entre as recomendações para evitar que o problema se agrave. As dores podem ser tratadas com medicações e repouso. Exercícios de alongamento também podem ajudar no tratamento, assim como o uso de palmilhas especiais nos calçados.

Fonte: Hospital 9 de Julho.

Artigos Relacionados

Obesidade infantil traz riscos para a saúde adulta, aponta Ministério da Saúde

Priscila Torres

Infiltração: ortopedista desmistifica o procedimento e tira dúvidas comuns

Priscila Torres

Camara Federal, aprova proposta que obriga o SUS a tratar Síndrome de Fibromialgia

Priscila Torres
Loading...