Crioterapia para o tratamento da dor na Artrite reumatoide é destaque no 1º Encontro AR°trativa

Em Florianópolis os dias 5 e 6 de Outubro de 2016 foram marcados pelo 1º Encontro AR°trativa, que é um projeto de extensão da Udesc que atende pacientes com artrite reumatoide da grande Florianópolis e que contou com o apoio do Grupo EncontrAR e GrupAR-RP. O Objetivo do Encontro foi conscientizar e orientar os pacientes sobre tratamentos alternativos não medicamentosos que promovem a qualidade de vida dos pacientes reumáticos sem efeitos colaterais.

Crioterapia na inflamação de doenças reumáticas

14658309_1098732030210213_1373885253_n
Pacientes submetidos à técnica de imersão em piscina com baixa temperatura.

No evento foi apresentado um trabalho de pesquisa clínica utilizando a crioterapia, que está sendo realizado pelo Dr Xavier Guillot, Médico reumatologista da Université Franche Comté (França). Foi constatado nessa pesquisa que o uso do corticoide pode gerar uma série de sequelas aos portadores, a idéia deste tratamento é conseguir diminuir o uso dos corticoides, sendo uma forma de tratamento menos tóxica para o organismo, pois pode ser utilizado também o gelo químico aplicado diretamente na articulação inflamada ( a articulação deve estar com uma proteção para evitar queimaduras), ou através de imersão do corpo em piscina com a água em baixa temperatura. Essa técnica foi realizada na França em pacientes com artrite reumatoide e foi testado somente em um dia, e já houve uma diminuição significativa da dor e da inflamação, inclusive os níveis de inflamação no sangue baixaram significativamente. Em ratos essa técnica foi testada pelo período de 14 dias e  foi obtido uma diminuição total de sintomas em 5 dias.

É Importante Saber

O procedimento da crioterapia está em testes e ainda não foram aprovados ou testados sobre sua eficácia, não é qualquer pessoa que está apta a realizar esse procedimento, ele não substitui o uso do corticóide, devemos aguardar mais resultados e testes para que seja feito um protocolo de tratamento com segurança e o minimo de efeitos colaterais possíveis. Qualquer modificação no tratamento deve ser acompanhado por medico reumatologista.

Como funciona?

14627898_1098732166876866_1132468889_n
Formas de utilização da crioterapia.

O tratamento funciona da seguinte maneira:  O paciente faz  faz imersão em piscina com baixa temperatura ( em média 17 à 15°C ), por um período de no máximo 30 minutos. O ideal deste tratamento é ser feito duas vezes ao dia. Existem 3 formas de utilização:

  • aplicando gelo normal ( 30 minutos de aplicação);
  • gelo seco ou quimico ( 15 minutos de aplicação);
  • imersão em água gelada ( 30 minutos de aplicação).

Existem outros tipos de crioterapias que são de corpo inteiro, que já vem sendo usadas na fibromialgia, porem é uma tecnologia de alto custo, onde o paciente é mantido em uma câmara, por no máximo 3 minutos.

Estudo e testes clínicos no Brasil

Dayane Ferreira de Melo, Compartilhando a AR e Dr Xavier Guillot, médico reumatologista
Dayane Ferreira de Melo, Compartilhando a AR e Dr Xavier Guillot, médico reumatologista da Université Franche Comté (França)

A proposta do Dr Xavier Guillot é que seja aplicado esse estudo no Brasil durante vários dias , para analisar a eficácia em humanos por um longo prazo, e em breve estará sendo realizado  pelo grupo de pesquisa “Instrumentação, Comportamento Motor e Saúde” que é coordenado pelo professor Noé Gomes Borges Junior e pela professora Susana Cristina Domenech, ambos da Udesc Cefid, como parte do convênio firmado entre o Laboratório de Instrumentação (Labin) e a Universidade de Franche-Comté.

Texto por: Dayane Ferreira de Melo

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!