Sabemos que nem todos os pacientes podem ter acesso rápido ao seu médico e por isso, apresentamos as orientações do Dr. Flávio Petean, entenda:
“Não precisa parar de tomar seus medicamentos para tomar a vacina da covid, sejam eles orais ou injetáveis, exceto pacientes que usam rituximabe”; Assista ao vídeo: https://youtu.be/UNXYbqj8nzY
Recomendações internacionais do Colégio Americano de Reumatologia, postadas pela Dra. Maria Luiza de @areumatologista
- Antiinflamatórios e AAS: suspender 24 horas antes da vacinação e pode voltar a tomar depois, sem restrição;
- Hidroxicloroquina -Prednisona (dose menor que 20mg/dia) : sem intervalo de suspensão;
- Tofacitinibe, baricitinib, upadacitinibe, metotrexato, micofenolato: em pacientes com doenças estável, recomenda-se a suspensão por uma semana após cada dose da vacina;
- Adalimumabe, infliximabe, etanercepte, golimumabe, certolizumabe, sulfassalazina, leflunomida, azatioprina, belimumabe, tocilizumabe, secuquinumabe, exequizumabe, risanquizumabe, guselcumabe, ustequinumabe, e prednisona com dose maior que 20 mg/dia: sem necessidade de intervalo ou suspensão.
- Abatacepte Subcutâneo: suspender uma semana antes e uma semana depois da primeira dose da vacina.
- Abatacepte Endovenoso: a primeira dose da vacina deve ocorrer 4 semanas após a infusão e a próxima infusão deve ser adiada em 1 semana (fazer na 5º semana).
- Ciclofosfamida: fazer, se possível uma semana após cada dose da vacina;
- Rituximabe: vacinar se possível 4 semanas antes do próximo ciclo e após a última dose da vacina, aguardar de 2 a 4 semanas para iniciar um novo ciclo.
Essas recomendações não substituem a avaliação do seu médico
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.