Existem medicamentos que podem trazer alívio rápido, mas que provocam danos à saúde da coluna. Os corticoides são um bom exemplo: são potentes e podem ajudar no tratamento das inflamações relacionadas à coluna, aliviando as dores. Porém, o seu uso demasiado traz fragilidade aos tecidos, ossos e até das articulações da coluna.
Os corticoides usados sem recomendação do especialista podem causar ainda osteoporose, inchaços, aumento da pressão arterial e diabetes. O alerta é do Dr. Marcelo Amato, neurocirurgião especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva da coluna, que explica que o corticoide simula um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, conhecido como cortisol.
“O cortisol é produzido em situações de estresse e quando isso acontece, surgem os efeitos colaterais citados acima. O mesmo acontece quando o corticoide é usado diariamente e por muito tempo. Porque então o corpo para de produzir o cortisol e a retirada da medicação já não é tão simples, sendo feita apenas com acompanhamento médico”, explica Dr. Amato.
A retirada do corticoide usado rotineiramente e sem orientação do especialista pode causar a insuficiência adrenal que, em alguns casos, leva à hospitalização do paciente.
“Dependendo do problema na coluna, pode-se indicar o corticoide, mas deve-se evitar que essa medicação seja ministrada por via oral ou injetável na musculatura. Em muitos casos, infiltrar o corticoide diretamente no local onde está o problema da coluna traz mais benefícios. Porém, não são em todos os problemas de coluna que o corticoide será eficaz, já que envolve muitos efeitos colaterais”, conta Dr. Marcelo Amato.
Sobre Dr. Marcelo Amato – Graduado pela USP Ribeirão Preto e doutor pela USP São Paulo, o médico neurocirurgião Marcelo Amato é especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de crânio e coluna. Doutor em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) desde 2010.
Possui publicações nacionais e internacionais sobre endoscopia de coluna, neurocirurgia pediátrica, tumores cerebrais, cavernomas, cistos cerebrais, técnicas minimamente invasivas, entre outros. É diretor do Centro Cirúrgico do Amato – Hospital Dia.
Serviço:
Site: www.neurocirurgia.com
Instagram: https://www.instagram.com/dr.marceloamato/
YouTube: http://bit.ly/MarceloAmato
Fonte: Gengibre Comunicações
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.