Atividades físicas são necessárias para adultos, e também para os para idosos, que muitas vezes precisam de uma série de exercícios com colchonete que podem ser feitos por quem tem mais idade.
A saúde é um dos aspectos que mais merece atenção na vida de qualquer indivíduo.
Afinal, se não houver uma rotina repleta de hábitos saudáveis, certamente todos os outros compromissos e responsabilidades podem ser impactados.
Manter bons hábitos é uma preocupação que faz parte da vida das pessoas, e hoje em dia é cada vez mais comum perceber o quanto se investe nisso.
De fato, quanto mais atenção se emprega em cuidar da saúde, mais bem-estar e tranquilidade é possível ter.
Se cuidar da aparência já é uma medida presente na vida de muitas pessoas, que podem fazer o uso de enzima para emagrecer, quem dirá sobre o cuidado com todo o sistema corporal, indo além da estética.
Atualmente, é possível dizer que o emagrecimento, por exemplo, não se trata apenas de ficar mais bonito. Manter o peso dentro dos padrões com relação ao peso e altura pode ser fundamental para ter mais saúde e disposição.
Isso ainda se reflete em outros aspectos, outro exemplo claro de como um cuidado pode interferir em vários aspectos da vida é o da alimentação.
Dessa maneira, optar por uma marmita fit low carb no lugar de um lanche gorduroso é indispensável.
É nos pequenos detalhes que se pode manter um equilíbrio na saúde, o que faz com que qualquer adulto possa chegar à terceira idade de maneira mais tranquila e segura.
Em paralelo, é verdade que um idoso precisa também realizar atividades físicas. Mesmo que possa ter uma ou outra limitação, há várias possibilidades em termos de exercícios físicos.
Pode ser que ele não consiga realizar atividades de alto impacto. Nesse sentido, ele terá que encontrar uma opção adequada para as suas condições e uma alternativa interessante é apostar na realização de exercícios com colchonete.
Se você é idoso ou mesmo se cuida de um, e sabe que isso pode fazer toda a diferença na disposição, este artigo é para você.
Continue na leitura e saiba agora mesmo o que pode ser feito com o auxílio de um colchonete.
A importância e o impacto da atividade física para os idosos
Cuidar da saúde é uma necessidade, diante de uma doença, pode ser necessário recorrer a uma farmácia de remédios manipulados e utilizar os produtos fornecidos por ela para realizar o tratamento e restabelecer a saúde.
Mas, para se manter saudável, não há apenas a recomendação de utilizar remédios ou suplementos.
Vários pontos podem contribuir para que um idoso possa ter maior vitalidade nos seus dias, sendo a realização de atividades físicas uma das mais importantes.
Há muitos motivos que mostram a importância do exercício na vida do idoso.
Alguns deles são:
- Maior disposição no dia a dia;
- Melhora no bem-estar;
- Aumento da mobilidade;
- Redução do impacto de doenças.
Depois de passar em uma avaliação médica em uma clínica de fisioterapia ou em outro tipo de especialidade, o idoso pode ser liberado para a realização das atividades físicas.
Diante disso, ele deve encontrar aquela que mais se enquadra na sua realidade.
De imediato, o idoso vai se deparar com uma série de impactos na sua vida ao começar a realizar exercícios físicos regularmente.
A melhoria da sua condição física é, de primeira, a maior diferença que ele pode experimentar.
Além disso, ele certamente perceberá maior bem-estar. Afinal, durante a prática de exercícios, o corpo libera hormônios que trazem sensações prazerosas, o que vai impactar na sua disposição e no seu humor de modo geral.
Outro ponto de destaque é que a musculatura se torna mais forte. Sendo assim, o idoso pode ter maior controle do seu corpo, garantindo que a sua mobilidade seja mais tranquila.
De fato, quanto mais se fala nos benefícios do exercício físico na vida do idoso, mais se pode perceber o quanto ele é urgente e necessário, podendo ser um fator determinante para melhorar a qualidade de vida das pessoas que já se encontram na terceira idade.
Exercícios físicos com colchonete
Depois de entender um pouco mais sobre a importância e os impactos que uma atividade física pode trazer para um idoso, é também necessário ir à prática.
Afinal, é indo em uma ou pedindo uma entrega de remédio em casa para uma medicação que se pode tratar uma doença, ou seja, depois de encontrar a solução, é preciso tomar posse dela.
Um idoso pode realizar atividades físicas de menor impacto, se essa é a melhor indicação para ele.
Com o auxílio de um colchonete, ele pode realizar alguns exercícios facilmente. Confira as possibilidades a seguir.
1. Alongamento
Deitado sobre o colchonete, de barriga para cima, deve-se dobrar uma das pernas e segurá-la na altura do joelho delicadamente, evitando a sobrecarga das articulações. É preciso manter a perna dobrada por 30 segundos.
Depois, deve-se realizar o mesmo movimento com a outra perna. É indicado fazer esse movimento em três séries de 30 segundos, em cada perna.
Há também a possibilidade de praticar o alongamento de vários outros membros e músculos.
Nesse caso, pode ser interessante ter o auxílio de um profissional da área, que pode indicar uma sequência personalizada para o idoso.
2. Abdominal
Se uma das preocupações do idoso é também a de eliminar peso, além de recorrer à entrega de comida fitness de vez em quando, uma sugestão de exercício que utiliza colchonete é o abdominal.
Deitado de barriga para cima sobre o colchonete, deve-se manter o corpo reto e entrelaçar as mãos atrás da cabeça.
Sendo assim, na sequência, é preciso flexionar o tronco, sem encostar o queixo no peitoral. Aqui, o indicado é fazer três séries com 12 abdominais.
Além disso, é fundamental dar intervalos de um minuto entre as séries, para que o exercício possa ser concluído com sucesso.
3. Prancha isométrica
Outra possibilidade de exercício em colchonete é a famosa prancha isométrica, que é também chamada de pranchas, apenas.
Esse exercício confere força muscular, sendo uma ótima maneira de fortalecer a musculatura com tranquilidade.
Para realizá-lo, é preciso deitar de barriga para baixo no colchonete. Então, deve-se apoiar as mãos e os antebraços no chão, mantendo-os alinhados à largura dos ombros.
Feito isso, o idoso deve fazer força para subir, apoiando o peso corporal nos antebraços e nas pontas dos pés.
Enquanto isso, é preciso contrair o abdômen e deixar o corpo alinhado, sem elevar demais a cabeça e os quadris.
Para a prancha isométrica, as séries devem ser três, sendo cada movimento realizado por 30 segundos.
Com a prática, o exercício, que pode parecer bastante difícil no início, vai se tornando cada vez mais fácil, de modo que o tempo pode ser aumentado.
Esses exercícios simples, que podem ser feitos após a compra de um colchonete, podem ser cruciais para aumentar a estabilidade muscular do idoso, trazendo vários benefícios para a sua saúde.
Nesse sentido, manter-se saudável é tão fácil quanto ir a uma farmácia de manipulação florais para encomendar o produto, sendo essa uma maneira de potencializar os bons efeitos desses elementos no corpo.
Por isso, incentivar ou começar o quanto antes a realização de exercícios físicos é indispensável para as pessoas, e de modo especial para aquelas que já alcançaram mais idade, pois podem assim desfrutar de uma vida mais saudável e tranquila.
Antes procure orientação médica
Da mesma forma que pacientes são encaminhados para cirurgias gerais após um diagnóstico médico formal, um idoso deve sempre consultar a opinião do seu médico antes de iniciar uma rotina de exercícios físicos.
Além da indispensável realização de um check-up periódico, o idoso precisa acompanhar sempre a sua saúde de perto, uma vez que ao atingir certa faixa etária, alguns quadros de saúde podem se tornar muito comuns.
Depois de uma análise clínica, o médico pode liberar o idoso para a realização das atividades físicas que mais convém a ele, de acordo com o seu estado geral de saúde. Dessa forma, só há benefícios para o dia a dia do paciente.
Sendo assim, é sempre necessário agendar uma consulta médica para receber as devidas orientações e, posteriormente, agendar retornos periódicos para um acompanhamento que garanta a sua segurança física e a sua saúde de modo integral.
Considerações finais
Sendo assim, a saúde do idoso deve ser cuidada sempre com dedicação e cautela. Nesse sentido, nada mais indispensável do que ter as devidas instruções médicas e, além disso, obter as orientações para começar a praticar exercícios.
Dessa forma, não só a saúde dele passa a ter uma melhoria considerável, como também o seu corpo se fortalece e a sua qualidade de vida aumenta de modo exponencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.