Dica da Nutricionista Fernanda Uliana para o instagram @tudosobrereumatologia
O uso prolongado de corticóides no tratamento do lúpus pode gerar ganho de peso sim! Além do inchaço (aguarde o próximo post), o corticóide pode aumentar o apetite, e levar a uma ingestão maior de alimentos e consequentemente, ganhar peso.
Por isso o acompanhamento com nutricionista é tão importante! Ela irá adaptar a sua alimentação conforme as suas necessidades e realizar periodicamente avaliação das suas medidas e composição corporal.
Estratégias para perda de peso podem ser utilizadas, evitando que o excesso de peso piore o quadro inflamatório e a doença fique mais tempo na fase ativa. Existem várias estratégias, mas só sua nutricionista conseguirá avaliar, e junto com você, decidir qual a melhor estratégia para o seu caso!
E claro, praticar exercício físico regularmente, controlar seu nível de estresse e ansiedade também ajudarão no controle de peso!
Achou interessante essa informação?? Compartilhe com seu amigo ou familiar que também usa corticóide para ficar atento ao peso!
Não interrompa seu tratamento medicamentoso. Informe seu médico sobre possíveis efeitos colaterais. A terapia nutricional é complementar à terapia medicamentosa.
#REPOST @tudosobrereumatologia
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.