Passei por 2 médicos, enquanto sentia muita dor nas mãos, para descobrir que tinha artrite reumatoide. O primeiro fez muitos exames, mas não queria fechar o diagnóstico por que o exame de sangue dava negativo para AR. O segundo, depois de 2 consultas deu o diagnóstico de AR e me deu corticoide, pois foi a única coisa que diminuiu a dor.
Tomei esse remédio por 1 ano. O mais estranho é que ninguém me disse o que poderia significar a AR, nem como conviver com ela. Simplesmente me disseram que ela é assim, a crise vem e nada impede isso. Mas, um médico meu , clínico geral, me disse que eu precisava fazer exercícios, que eles tem um poder curativo e podem até te tirar dos remédios.
E foi o que eu fiz. Não tive mais crises, não como a primeira. Antes eu não conseguia abrir uma tampa de desodorante, não tinha força. Mas já voltei às funções normais das mãos e até me permito diminuir a dose do corticoide quando estou muito bem.
Resumindo, desde 2018/2019 eu tenho AR, mas só esse ano fiquei ciente do que ela é. Por isso resolvi consultar outro Reumatologista, ele descobriu que minhas mãos estão muito inflamadas – apesar de eu quase não sentir dor – e está realizando um novo tratamento. Vamos ver. Enquanto isso tento perder o máximo de peso que posso para não desequilibrar o meu estado.
Acho que a saúde mental também influencia na AR, por isso sinto que devo cuidar de várias frentes para manter o equilíbrio. Não sei se isso é comprovado, mas dormir bem, fazer exercício e comer coisas que não promovam a inflamação parecem inócuas, mas são eficientes se você fizer constantemente e pensar que tudo isso é o seu tratamento, é o seu remédio. Só assim pra enfrentarmos a dor.
#depoimento de Bel Ribeiro, compartilhado originalmente no Grupo EncontrAR, no Facebook.
“Dor Compartilhada é Dor Diminuída”, conte a sua história e entenda que ao escrever praticamos uma autoterapia e sua história pode ajudar alguém a viver melhor com a doença!⠀⠀
É simples, preencha o formulário no link https://forms.gle/hZjevGSMNhbGMziL9⠀⠀
Doe a sua história!♥
#Depoimento
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.