Seja um paciente reumático consciente
Só tomar remédios não basta!
O tratamento das doenças reumáticas, em especial da artrite reumatoide se torna uma rotina de todos os momentos da vida da pessoa e da família que convive com AR. Para que o tratamento tenha sucesso precisamos muito mais do que tomar os medicamentos. Temos que enfrentar a doença, encarar o tratamento e mudar nossos hábitos.
A nossa vida com AR seria simples se os medicamentos pudessem fazer tudo sozinhos, mas infelizmente, eles ajudam muito, porém, não fazem milagres.
O tratamento adequado envolve o acompanhamento com as equipes multidisciplinares, composta por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais.
Alimentar-se corretamente, manter o peso, praticar atividade física e cuidar da mente, são tudo que precisamos para auxiliar o efeito esperado dos medicamentos.
Só tomar remédios não basta! Converse com seu reumatologista entenda o seu tratamento.
Texto originalmente postado na minha coluna no blog Viver bem com AR
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Concordo que os remédios não Fazem tudo. E que os demais profissionais da saúde citados são importantes para o tratamento. Mas pelo SUS? Como se consegue isso? Vc sabe o caminho? Pq eu sinceramente não sei aqui em SP.
Vanessa, sim, todos esses profissionais tem no #SUS, para ter acesso, primeiro vc precisa de um encaminhamento médico, depois com isso em mãos, vc procura a unidade de saude da secretaria municipal de saude da sua cidade, antes tire xerox de tudo e peça o agendamento, se depois de 15 dias não tiver agendamento. Com esses papeis em mãos, vc pode ir na defensoria pública e o defensor te ajudará a obrigar o sua cidade a te oferecer atendimento multidisciplinar.