Uma parceria entre a Santa Casa de São Carlos(SP) e a Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo tratamento gratuito à base de luz para pacientes com artrite, artrose e dores musculares. Os idosos vivem com estes problemas com o passar dos anos e para conviver com essas dores, acabam dependendo de remédios.
“O equipamento desenvolvido consiste em quatro lasers e um transdutor de ultrassom. Essa associação das tecnologias já consagrada e faz com que o tratamento seja mais rápido, mais efetivo, porque uma tecnologia potencializa a ação da outra. É simplesmente a necessidade de passar o gel sobre o segmento que pretendemos tratar, no caso de uma paciente, por exemplo, que tem osteoporose ou artrose nas mãos”, explicou a pesquisadora da USP Alessandra Paulillo.
De acordo com Alessandra, passa-se o gel na mão e depois o equipamento. O ultrassom precisa disso para que consiga penetrar sobre a pele e tratar os músculos, as articulações, os tendões e os ligamentos. Foram feitos vários estudos, inclusive para saber se o gel atrapalharia a penetração da luz, mas foi confirmado que não há influência. O tratamento ocorre pelo efeito da luz e do ultrassom associado.
Diversos casos podem ser tratados através da parceria. “Principalmente os quadros de dor, ele tem um efeito de analgesia, que é o tratamento da dor, com melhora da funcionalidade. Então as pessoas conseguem realizar suas atividades do dia-dia com maior coordenação motora, maior destreza, conseguem segurar os objetos de maneira mais eficiente, mais segura, com maior rapidez e assim tem uma maior qualidade de vida e independência”, concluiu Alessandra.
“Eu tinha muita dor na mão de osteoporose e osteopatia. Agora já é a décima sessão que eu estou tratando e estou sentindo um conforto muito bom. Não dói nada, o tratamento é indolor”, contou a professora aposentada Maria Cleide Patrizi.
Interessados em participar do tratamento devem se inscrever pelo telefone 3509-1351. O tratamento é totalmente gratuito.
Fonte: G1
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Diagnóstico artrite reumatóide…… como faço para fazer parte dessa assistência?
Silmara, tem que entrar em contato com a Santa Casa e USP, nós não temos esse contato.