Todo mundo alguma vez na vida já usou um sapato um pouco mais apertado e quando foi tirar percebeu que o pé estava todo marcado, não é mesmo? Ou após um longo dia de trabalho sentiu que as pernas estavam um pouco mais inchadas. Esse inchaço causado principalmente nas pernas, mas que também pode ser notado em outras partes do corpo como rosto, braços e barriga é a tal da retenção de líquido.
Em termos médicos chamamos de Edema. O Edema ou a retenção de líquidos é quando ocorre o extravasamento de líquido do sangue para o tecido subcutâneo (tecido sob a pele). Vamos falar especificamente do edema periférico (esse que causa inchaço) mas saiba que existem também outros tipos (edema cerebral, por exemplo).
Esse excesso de liquido que acumula sob a pele, pode ser causado por sedentarismo, ficar em pé ou sentado por muito tempo, menstruação e pré-menstruação, alterações hormonais, processo inflamatório, excesso de calor, gestação e pelo uso de anticoncepcional. Algumas doenças também podem causar edema como a doença renal, insuficiência cardíaca, diabetes, artrite e outras.
O diagnóstico de retenção de líquido e feito acima de tudo através de um exame clínico detalhado e muitas vezes complementado por exames hormonais, cardiológicos, eletrólitos e outros.
O tratamento da retenção de liquido vai depender da causa.
Não existe um tratamento geral. Porém existem maneiras de prevenir e amenizar esse inchaço (caso ele são seja causado por alguma doença de base), como: fazer atividade física regularmente, ingerir bastante água durante seu dia, não ficar muito tempo em pé ou sentado, evitar comer alimentos muito salgados, abusar dos chás (chás são diuréticos naturais!) E até recorrer a drenagem linfática.
Mas atenção, procure seu médico se notar inchaço recorrente nas pernas, pálpebras, braços e outras regiões do corpo, pois como eu disse, algumas doenças podem levar ao edema e assim, necessitar de um acompanhamento e tratamento mais detalhado.
Fonte: Marie Clarie
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.