A minha mãe ainda tava em casa quando perguntei se ela tinha gostado dessa foto pro post. Daí ela disse: “adorei, mas o que que aborto e trombose tem a ver com o que você faz?”
Surpresa: “tudo! Abortos e tromboses podem ser por causa de uma das doenças da reumato, mãe.”
A síndrome antifosfolipide (SAF) é a dita cuja que dá tudo isso. É uma desordem auto-imune, que faz inflamação e trombose por conta dos anticorpos.
SAF pode dar abortos de repetição, partos prematuros e até levar a morte do neném dentro da barriga, mesmo com ele já grandinho.
Pode também dar trombose, tanto nas veias quanto mas artérias – em qualquer lugar do corpo. O local mais comum é nas pernas, mas pode nos vasos do cérebro e fazer AVC.
É comum que os pacientes com SAF tenham as plaquetas baixas e também uma lesão na pele que chamamos de livedo, fica tipo meio marmorizada.
O diagnóstico requer a presença do quadro clínico e a presenca de algum anticorpo antifosfolipide positivo.
São três anticorpos que usamos: anticoagulante lúpico, anti-cardiolipina e anti-beta2-glicoproteina I. Se um deles vier positivo, tem que repetir em 12 semanas pra confirmar.
Existe um perfil de anticorpos de alto risco (mostro nos stories)!
Outras situações que conferem risco a mais para novas tromboses são: presença de outras doenças auto-imunes (especialmente lupus), passado de trombose ou morbidade obstétrica (resumo: uma trombose ou evento gestacional “puxa” outro) e a presença dos fatores de risco cardiovascular tradicionais (tabagismo, obesidade, pressão alta, diabetes, colesterol alto, …).
Pra você que tem SAF saber: anticoncepcional com estrogênio tá proibido! Assim como terapia de reposição hormonal. Eles aumentam a chance de trombose.
No tratamento usamos AAS e/ou anticoagulantes. O mais comum é a varfarina (o bom e velho marevan). Em algumas situações pode ser necessário uso de heparina; a mais usual é a enoxaparina (lembra do clexane? Aquele que arde um tiquinho na hora que aplica).
#REPOST #REPOST @lorenza.silverio
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.