A busca por uma rotina saudável está entre as maiores preocupações da era contemporânea, um período repleto de marcas históricas em termos de longevidade que andam lado a lado com altas incidências de câncer e outras doenças crônicas.
Lidar com a aparente contradição entre cidades desenvolvidas, com maior infraestrutura, e uma deterioração nos padrões de alimentação e prática esportiva, é um desafio abordado exaustivamente por entidades como a Organização Mundial da Saúde.
A melhor resposta a surtos de doenças infecciosas, causadas por vírus e bactérias, é acompanhada pelo consumo excessivo de derivados de açúcar, gorduras de má qualidade e compostos industriais de baixo teor nutricional.
A maior segurança do trabalho e a produtividade com a automação industrial também desencadeiam rotinas mais sedentárias, posto que as funções manuais, que exigem níveis mais elevados de esforço físico, passam a ser executadas por máquinas.
O advento da internet expandiu as possibilidades de comunicação, troca de informações, serviços como a limpeza de estofados a seco e recursos econômicos entre várias regiões do planeta, mas também gerou impactos sobre a qualidade do sono e a saúde mental.
Identificar como as características que definem a vida pós-industrial afetam negativamente a saúde é o primeiro passo para buscar formas de implementar hábitos mais saudáveis.
O que é ser uma pessoa saudável?
Segundo a definição oficial da OMS, ser saudável é um estado de absoluta satisfação física, mental e social, indo além da definição tradicional restrita à ausência de condição patológica. Esse estado de bem-estar é alcançado pela satisfação de necessidades.
Ao analisar a gestão de pessoas, o psicólogo Abraham Maslow classificou cinco necessidades humanas, organizadas por ordem de prioridade.
Elas abrangem aquilo que representa um risco imediato à sobrevivência e riscos de longo prazo.
Um exemplo de risco imediato à sobrevivência é o acesso à água. Sabe-se que o corpo humano pode colapsar após três dias sem água, pela falência múltipla de seus órgãos. Hidratar-se, portanto, é uma necessidade de máxima urgência.
Construir redes de apoio, compostas por amigos ou familiares, é de grande benefício para a qualidade de vida de uma pessoa. O indivíduo não necessita diretamente dessas relações para sobreviver, mas o isolamento, a longo prazo, gera grande dano à saúde mental.
Emoções negativas como a tristeza e a raiva, quando experimentadas repetidas vezes, tomando a maior parte da vivência de uma pessoa, podem destruir as conexões nervosas e provocar uma série de efeitos psicossomáticos que deterioram a saúde física.
As necessidades sociais se classificam assim por seu impacto sobre a saúde fisiológica e psicológica, mas assumem um grau de urgência menor se comparadas à água.
Abraham Maslow entende que o processo decisório humano nota essas diferenças intuitivamente.
Em uma pirâmide que sinaliza os níveis de urgência de cada grupo, estudadas por uma empresa de limpeza de vidros em altura, Maslow aborda as cinco necessidades como:
- Fisiológicas (comida, abrigo, sono);
- De segurança (da propriedade, da família, do sustento);
- Sociais (amigos, família, laços);
- De estima (reconhecimento, status perante o grupo);
- Existenciais (realizações associadas ao “eu verdadeiro”).
Os desafios mais comuns à saúde estão concentrados ainda nas necessidades mais básicas e urgentes, como a alimentação e os exercícios físicos.
Mais de 9 milhões de pessoas morrem de câncer todos os anos, 6,7 milhões de diabetes e 17 milhões de infarto.
Esses números situam a doença cardíaca como a principal causa de óbitos em todo o mundo, superando até mesmo mortes acidentais e causadas por violência. Iniciativas de requalificação urbana visam reduzir fatores de risco para o problema.
É possível tornar-se mais saudável com a inserção de medidas básicas para melhorar a qualidade dos hábitos diários, garantindo satisfação em todas as facetas da experiência humana. Para cultivar a saúde, é fundamental observar alguns pontos-chave.
Conheça seu corpo e sua rotina
Apesar do conjunto de necessidades, estipuladas por Maslow, serem os mesmos para todas as pessoas, esses fatores se manifestam de modo distinto para cada indivíduo. Por isso, conhecer a natureza de seu corpo e suas demandas é o primeiro passo.
Características inatas tem efeito direto sobre as preferências e habilidades de uma pessoa, como o sexo com que nasceu, o peso e altura, bem como predisposições genéticas que alteram o funcionamento do metabolismo ou a digestão de certas substâncias.
Essas características inatas são mescladas com fatores ambientais, isto é, as coisas que são realizadas e os hábitos assimilados com o tempo.
A dieta predominante, o tipo e jornada de trabalho, o esforço físico em tarefas como limpeza garagem condomínio.
Desta forma, problemas na saúde podem ter suas raízes identificadas mais rapidamente, com maior nível de precisão. Além disso, o processo de reeducação alimentar pode ser menos agressivo, voltado para o bem-estar do indivíduo em todas as fases.
Construa refeições diversificadas
A alimentação humana deve ser composta por cinco grupos de macronutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Cada categoria exige concentrações diferentes de consumo diário.
Os carboidratos podem ser encontrados em todos os derivados de farinha de trigo, milho ou aveia, bem como no arroz, na lentilha, no feijão, na batata, na mandioca e nas demais raízes e cereais. São alimentos geradores de energia para o organismo.
As frutas também são excelentes fontes de carboidrato através da frutose, mas também são conhecidas pela concentração de alguns ácidos, referidos por vitamina C, vitamina A e o complexo B, que protegem o organismo como uma impermeabilização muro.
Gorduras de boa qualidade são encontradas em frutas de alto teor calórico, como a banana, o coco e o abacate, nas nozes, em azeites extra-virgens de oliva e em determinados tipos de carnes, como algumas espécies de peixes.
As proteínas, por fim, são fundamentais para o fortalecimento de músculos e ossos, para a sintetização de material genético na renovação celular, bem como na produção de substâncias como o colágeno, que sustenta a pele.
Suas principais fontes são animais, mas é possível encontrar o componente nos mais diversos tipos de vegetais. Minerais como o cálcio e o zinco são fundamentais para a retenção da vitamina D nos ossos. O sódio, em baixas doses, também é útil.
Planeje sua alimentação com antecedência
Não deixe ao acaso suas refeições diárias, uma das mais eficientes formas de estabelecer hábitos é criando uma meta anterior, que possa ser finalizada naquele mesmo dia. Como o impulso automático de forrar a cama, o cérebro trabalha pela repetição.
Portanto, crie cardápios semanais com o que será feito no café da manhã, almoço e jantar.
Alinhe o cronograma com as compras, a fim de com isso evitar desperdícios e adquirir uma noção mais clara do que deve ser feito.
Ao planejar o cardápio, ganha-se maior autonomia na análise das proporções, seja em calorias ou na quantidade de macronutrientes presentes em cada prato. O cardápio pode ser enviado ao nutricionista ou mesmo implementado no contexto empresarial.
Organizações que lidam com a alimentação do trabalhador, como uma cooperativa de limpeza vidros fachada, contribuem com a segurança do colaborador e melhoram seu valor de mercado.
Busque orientação profissional
Para organizar dietas ou exercícios físicos, bem como qualquer outra grande mudança em sua rotina, é imprescindível buscar orientação de especialistas, como profissionais da nutrição, clínicos gerais e preparadores esportivos.
Essa recomendação é ainda mais importante para populações que já se encontram em estado de vulnerabilidade, como idosos e portadores de doenças crônicas.
O acompanhamento médico vai adaptar essas mudanças ao que é seguro para o paciente.
Mescle exercícios aeróbicos e anaeróbicos
Os exercícios aeróbicos são os mais conhecidos e praticados pela população de diversas faixas etárias. São eles a corrida, a natação, a dança e outros esportes que envolvem fôlego. Sua fonte de energia calórica é o oxigênio.
São úteis na melhoria da capacidade pulmonar, como um auxílio na supressão de reações alérgicas respiratórias, junto a uma rotina de limpeza e higienização colchão mofo.
Também são recomendadas como transição entre o sedentarismo completo e o esporte.
Os exercícios anaeróbicos usam a glicose como fonte de energia e são representados pela musculação, yoga, pilates, calistenia e outras práticas focadas no fortalecimento muscular, no equilíbrio, no ganho de impacto ou de massa magra.
Mesclar ambos os exercícios é ideal para prevenir a estagnação, gerando resultados maiores e mais duradouros.
A criação de uma rotina de atividades físicas é de responsabilidade do preparador, em conformidade com exames médicos.
Organize seus horários de sono
Uma manutenção ar condicionado industrial é uma das formas de melhorar a qualidade do espaço destinado ao sono, tornando-o aconchegante, limpo e seguro. A recomendação diária transita entre seis a oito horas diárias de sono para um adulto.
Para melhorar o aproveitamento dessas horas, é recomendado a escolha de um horário e local fixo para dormir, que não seja usado para outras atividades, como o trabalho. Isso se dá para melhorar o relaxamento e a preparação minutos antes de dormir.
Considerações finais
Sendo assim, uma rotina saudável deve ser abordada em todos os aspectos, considerando o ser humano como um ser integrado, com necessidades de ordem física e mental, bem como uma percepção de identidade que impacta seu bem-estar.
Portanto, transformar a alimentação, os exercícios físicos, a qualidade de sono e as coisas que dão sentido à existência, sonhos e futuros, é o caminho mais indicado para uma vida melhor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.