Rio Preto recebeu neste sábado, 2, a terceira edição do Simpósio Internacional de Transplante de Células-tronco em Doenças Autoimunes e Doenças de Crohn (SIT Crohn). O evento reuniu médicos proctologistas do Brasil e de outros países no auditório da clínica Kaiser.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças autoimunes afetam de 3% a 5% da população mundial, entre elas está a Doença de Crohn. Ainda desconhecida por muitos, a doença se manifesta nos tubos digestivos e afeta de forma drástica a qualidade de vida do paciente.
O proctologista Roberto Luiz Kaiser Júnior, responsável por realizar pela primeira vez no Brasil o transplante de célula-tronco para tratamento da Doença de Crohn, traz o evento para Rio Preto em parceria com a TCell – Terapias Avançadas e Células Tronco, e o Instituto Roka.
O simpósio tem inscrição gratuita e promoveu debates sobre diferentes aspectos da doença, com diversos especialistas da área. Entre os temas abordados está o transplante de célula-tronco, que trouxe esperança para aqueles pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais e sofrem com o avanço da doença.
“O transplante de célula-tronco é a saída para aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais da Doença de Crohn. Esse foi a pontapé inicial para que o procedimento, já realizado em outros países, possa beneficiar também os brasileiros”, destaca Kaiser Junior.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.