Convivo com a Artrite Reumatoide a 8 anos já, tudo começou com uma possível torção de tornozelo, ou assim eu achava, em poucos dias meu tornozelo inchou e doía muito, eu não conseguia pisar, meu pé doía só de ficar apoiado na almofada, fui num ortopedista que me diagnosticou com lesão por esforço excessivo, nessa época eu fazia academia e corria 5km umas 2x por ano, não concordei, pois sempre fiz muito mais coisa que isso e nunca aconteceu. Ele me deu um injeção de anti-inflamatório e 10 dias de meloxicam.
A inflamação cessou e tudo ficou normal, 3 meses depois voltou, no outro tornozelo agora, e o mesmo medico deu o mesmo diagnostico, mais 3 meses e inchou de novo, fui no mesmo ortopedista e ele disse a mesma coisa, falei que não estava correndo mais, nem indo na academia, não tinha como ser lesão por esforço, mas ele não cedeu.
Fiz ultrassom e mostrou um bolsa inflamada e o diagnostico de lesão parcial do ligamento, fui em outro ortopedista, que me mandou usar uma bota ortopédica que imobiliza o tornozelo, resultado, 2 dias usando aquela bota, sem analgésico sem nada, a dor estava insuportável, tirei a bota e meu pé estava roxo e preto, voltei no ortopedista, contei tudo pra ele e ganhei uma bronca por ter tirado a bota, nunca mais voltei nele.
Desde então, começou a minha saga, é incrível como existem médicos despreparados por ai, fui em ortopedistas velhos, novos, homem, mulher, passei em 10 ortopedistas, só vinham com diagnósticos que eu sabia que não era, até que minha bacia inflamou, na verdade a junção do fêmur com o quadril, e fui num ortopedista especialista em quadril, que tinha estudado comigo no ensino médio, ele me ouviu mais do que todo mundo e disse, seu problema não é ortopédico, sugiro vc consultar um neurologista ou um reumatologista.
Fui no Neuro, que me disse, seu problema não é neurológico, “tenho quase certeza que é reumático”. E após 3 anos, finalmente cheguei em um médico que me disse o que eu tinha, mas, como nada que da certo pra mim, da certo 100%, nenhum exame vinha positivo. Desde então faço tratamento, a cada ano que passa fico mais desanimado, as dores do tornozelo cessaram, mas em contrapartida tenho dores constantes nos 2 cotovelos e agora no ombro tbm.
Ouvi da minha reumatologista, que já faço e tomo tudo o possível, que ela não entende como não cessou as dores. Eh difícil, se vc aguenta tudo calado ou se vc reclama muito pouco, ninguém leva a sério sua doença, eh uma doença que afeta tanto o psicológico quando o físico. Desde piadas com o peso, relacionando o inchaço com o corticoide. Até problemas de humor e dificuldade de dormir, estou sempre cansado, com sono e sem vontade de fazer coisas, meu intestino esta meio solto faz 7 anos, pressão alta, colesterol alto, acido úrico alto, peso 70 kg com 1,70m, tenho um físico atlético dentro do possível e minha saúde eh pior do que a da minha mãe que fuma 2 maços de cigarro por dia a 50 anos e esta acima do peso.
Acordar todo dia com dor, depois de ter acordado 10x durante a noite e encontrar a caixa com meus 10 comprimidos diários eh difícil. Mais difícil eh a falta de entendimento das pessoas ao redor, ter que ficar explicando e justificando cada ato de cansaço. As vezes penso que eu devia ser aquele chato que reclama o tempo todo, que faz drama o tempo todo pra levarem a sério a minha doença.
Meu nome é Yuri, tenho 37 anos, moro em Tremembé/SP e estou de saco cheio dessa doença – Artrite Reumatoide.
“Dor Compartilhada é Dor Diminuída”, conte a sua história e entenda que ao escrever praticamos uma autoterapia e sua história pode ajudar alguém a viver melhor com a doença!⠀⠀
É simples, preencha o formulário no link https://forms.gle/hZjevGSMNhbGMziL9
Doe a sua história!♥️
#Depoimento
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.