A remissão da doença crônica significa período em que o paciente não apresenta sintomas ou sinais da doença, mas é diferente da cura, pois a doença está controlada e não desapareceu. Normalmente, a remissão é atingida através do tratamento adequado e a remissão deve ser sempre o maior objetivo do tratamento.
⠀
No passado quando não haviam muitas opções de tratamento talvez a remissão da doença fosse apenas um sonho, e as pessoas se acostumavam a viver com dor e com as sequelas da doença reumatológica.
⠀
Hoje a REMISSÃO NÃO É MAIS UM SONHO, MAS SIM UMA REALIDADE, com a avanço dos tratamentos para as doenças reumatológicas e o desenvolvimento de metas bem estabelecidas para o tratamento através de estratégias como a “treat to target” (tratar para atingir o alvo), o sonho de ter a doença em remissão se tornou realidade para a maioria dos pacientes.
⠀
Muitos fatores influenciam para atingir a remissão, como: tempo do início dos sintomas e início de tratamento (sabemos que quanto mais demorar para iniciar o tratamento, mais difícil atingir a remissão), uso adequado das medicações, hábitos de vida saudáveis com prática regular de exercícios físicos e consultas regulares com o seu médico para identificar precocemente se a doença está dando sinais de atividade.
⠀⠀
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862
https://reumatologistaguilherme.com.br/
#REPOST @drguilhermetresreumatologista
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.