Assunto importante!
Sempre trago informações e dicas para vocês, mas hoje este tema merece ainda mais atenção. Vou falar de tratamentos caseiros para doenças reumáticas.
Eu, Dra. Rebeka, até consigo compreender a busca de algumas pessoas por esses “tratamentos”, uma vez que é angustiante sentir dor todos os dias, assim como é desanimador passar por tratamentos médicos e não obter resultado, mas a conduta não é recomendada. E não é recomendada porque muitas vezes essas abordagens alternativas são feitas por contra própria, ou seja, sem a indicação ou o amparo de um reumatologista e alguns pacientes chegam até a parar seus tratamentos e substitui-los por estas fórmulas caseiras.⠀
A minha intenção não é julgar quem procura esses tratamentos, como eu disse, parte de mim consegue compreender. Em minha rotina como médica, eu vejo o que os pacientes passam, por isso, tenho empatia. Mesmo assim, quero reforçar que pode ser arriscado para a saúde, fora a possibilidade de a doença se agravar.
Outro ponto – e esse é o mais importante – é que alguns “remédios” são vendidos na internet como verdadeiros milagres, quando sabemos que as doenças reumáticas exigem uma abordagem muito criteriosa, além de ajustes em todas as áreas da vida. Eu já até falei aqui sobre a remissão de doenças, citado a artrite reumatoide (AR), momento no qual o paciente já não sente os sintomas e principalmente as dores. Mas isso não acontece por milagre. A remissão é fruto de um tratamento muito bem planejado e aplicado.
Então, o meu recado para hoje é não desista! Está bem longe de ser fácil passar por um tratamento médico, fazer tantas mudanças nos hábitos diários, sendo a alimentação um deles, mas é esse o caminho para estabilizar a doença e ter de volta a sua qualidade de vida. Confie! E na dúvida converse sempre com o seu reumatologista. Além de orientar também estamos aqui para ouvir.
#REPOST @drarebekapaulo
Dra. Rebeka Paulo – Reumatologista ⠀
CRM 148245⠀
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.