Os desafios das pessoas com doença de Crohn manterem uma vida produtiva são contados no livro Registros de uma CROHNista, da enfermeira Alessandra Vitoriano de Castro, que relata a experiência como paciente e presidente, por 12 anos, da Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII).
A doença de Crohn pode ser caracterizada por uma série de sintomas, como diarreia contínua (às vezes com sangue), dor abdominal associada à perda de peso, febre e fadiga constante. Trata-se de uma doença inflamatória intestinal, que, nos estágios mais graves, pode levar à incapacidade física e à cirurgia intestinal e de amputação do reto ou retirada de algum trecho do intestino.
A doença de Crohn se manifesta durante toda a vida do paciente e se caracteriza por surtos de diferentes intensidades e duração. É uma doença autoimune que se manifesta principalmente em adultos jovens.
“A doença de Crohn pode trazer, para o paciente, consequências físicas e emocionais, comprometendo de forma séria a qualidade de vida. E a ideia de escrever sobre esse assunto partiu de uma sugestão da minha médica. Acatei por sentir a necessidade de compartilhar com detalhes como é a jornada de pessoas com problemas semelhantes”, afirma Alessandra. “O nosso objetivo é que o relato sensibilize as pessoas, que devem buscar um diagnóstico preciso e um tratamento de forma precoce”, completa.
O livro Registros de uma CROHNista, que tem apoio da AbbVie, pode ser obtido no site da AMDII por R$35. Parte da renda é revertida para as iniciativas da associação.
Fonte: Blogs.uol.com/casasaudavel
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.