As estimativas da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR) apontam para que existam cerca de 40 mil pessoas em Portugal diagnosticadas com esta doença inflamatória crônica, que afeta e deforma as articulações e pode levar à incapacidade. Mas, segundo vários estudos na área da reumatologia, o peso deste problema pode ser aliviado para os pacientes através do diagnóstico precoce.
“Quando a pessoa recebe o diagnóstico, deve ser imediatamente referenciada para um especialista em reumatologia para começar a ser tratada o mais rapidamente possível”, explica Arsisete Saraiva, presidente da ANDAR. Aproveitando esta ‘janela de oportunidade’ – diagnóstico feito nos primeiros seis meses após o início dos sintomas – é possível lutar contra e evitar “as deformações nas mãos e nos pés, as baixas por doença no trabalho e a reforma antecipada”. “Pelo bem do doente e do Estado, todos poupam desta forma”, destaca Arsisete Saraiva.
Os sintomas da artrite reumatoide passam pela dor e inflamação articular, à qual pode ser associada uma sensação de rigidez nos movimentos, sobretudo no período da manhã. A doença pode ainda manifestar-se através de febre e de redução da força aliada a um estado de cansaço.
SAIBA MAIS
1800 foi o ano em que o médico francês Augustin Jacob Landré- -Beauvais fez aquela que é considerada a primeira descrição de artrite reumatoide. Este relato associava a doença à gota, outro problema reumatológico.
Nome atribuído em 1859
Só em 1859 foi atribuído à doença o nome pelo qual ainda hoje é conhecida. O termo artrite reumatoide foi criado por Alfred Baring Garrod, médico britânico reconhecido com o título de ‘Sir’, entre outras honras.
Conselho da semana
A Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR) apela aos pacientes para que “nunca desistam do tratamento, pois é a única forma de prevenir a progressão da doença e de esta entrar em remissão”. Segundo a ANDAR, “a depressão é o problema psiquiátrico mais frequentemente associado à artrite reumatoide”, por isso deve ser procurada ajuda especializada ao primeiro sinal desta doença.
Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/rapidez-no-diagnostico-da-artrite-evita-deformacoes
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.