Quando estamos com alguma dor corriqueira no corpo, como por causa de um tombo ou porque deu mal jeito na coluna, já sabemos que não vai dar para performar com conforto na cama, né? Agora imagine quem sofre de doenças reumáticas. Sabia que a maioria dos homens e mulheres com esse problema tem alguma disfunção sexual?
Dores, inchaços, limitação de movimentos e deformidades no corpo causadas por doenças reumatológicas tornam as relações sexuais muitas vezes complicadas, doloridas, incômodas e cansativas. Há também certas medicações que têm como efeitos colaterais alterações hormonais, diminuição de libido, de lubrificação e de e.r.e.ç.ã.o.
A artrite reumatoide, por exemplo, acomete com mais frequência pequenas articulações, mas quando afeta grandes articulações, como os quadris, dificulta algumas posições tradicionais tanto para homens como para mulheres.
As condições físicas levam a um sofrimento que pode desencadear depressão e ansiedade, baixa autoestima e insegurança. Ou seja, o abalo emocional acaba afetando também a saúde sexu@l.
Mas então quem sofre de queixas reumáticas não pode ter relações? Pode sim! Há maneiras de sublimar a dor, fazer adaptações, e melhorar inclusive psicologicamente. Vou dar dicas sobre isso no post da próxima sexta. Fiquem ligados!
Post feito em parceria com a querida @claudiacostareumatologista!
#REPOST @michellesampaio.sexologa
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.