Aos 19 anos, fui em um novo reumatologista, este me pediu exames e me diagnosticou com AR, no início eu aceitei bem, eles disseram que eu tinha predisposição genética e que provavelmente algum impacto emocional desencadeou o diagnóstico.
Segui a vida, tomando cloroquina e perdendo peso, perdi 30kg entre os 19 e 21 anos de idade, para provar ao primeiro médico citado que o meu peso não tinha relação com as minhas dores.
Até os 22 anos eu estava muito bem, a doença não estava me prejudicando, somente os efeitos colaterais da cloroquina.
Quando tinha entre 22 e 23 anos, as dores começaram a ser mais frequentes mas mesmo assim não eram constantes e permanentes, troquei de reumatologista e passei a usar remédios mais fortes como cimzia e tecnomet, esses remédios pareciam estar funcionando muito bem, de acordo com os resultados laboratoriais.
Porém, com 23/24 anos, comecei a ter mais dores no punho esquerdo, e agora em 2025, foi descoberto que eu não tenho mais as articulações do meu punho esquerdo. Essa descoberta me afetou psicologicamente de uma maneira indescritível, não consigo mais tocar violão, um dos meus hobbies preferidos desde os 6 anos de idade, essas pequenas inabilitação acabam por ter um impacto grande no nosso psicológico, já perdi as contas de quantas vezes me peguei tendo uma crise de choro por me sentir incapaz, incapaz de abrir um vidro de palmito, incapaz de fazer exercícios básicos na academia, incapaz de abrir a minha própria calça ou prender o meu próprio cabelo. Eu sei que são coisas pequenas mas as faltas delas, se dão de forma grandiosa.
Então, meu conselho para quem está começando a sua jornada de convivência com uma doença reumática agora é: “Mantenha uma boa saúde mental, arrume novos hobbies que você consegue realizar, tome os remédios religiosamente e tente se manter o mais saudável possível.”
Meu nome é Marcela, @psico.chiaradia, tenho 24 anos, convivo com o diagnóstico de Artrite Reumatoide desde os 17 Anos, sou Psicóloga, e moro em Taubaté em São Paulo (SP).
“Dor Compartilhada é Dor Diminuída”, compartilhe a sua história e ajude diversas pessoas que precisam de você. Junte-se a nós e seja parte dessa mudança! Cada depoimento conta para um futuro melhor.
Acesse o link, preencha o formulário e conte sua história https://forms.gle/BdGhzv1pQj58MiVv9
Descubra mais sobre Artrite Reumatóide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





























