Essa é uma pergunta muita frequente aqui no meu Instagram e no consultório.
Então vamos lá….
O diagnóstico de fibromialgia é clínico, NAO havendo exames que a comprovem!
Muito provavelmente a sua médica reumatologista pedirá alguns exames de sangue, não para comprovar a fibromialgia, mas para afastar outros problemas e outras doenças que possam simular esta doença.
“Será então que a minha dor é real? ”
Apesar de não existir nenhum exame especifico que comprove a presença da fibromialgia, a doença é real! A sua dor é real!
Atualmente não mais se discute se a dor do paciente é real ou não. Hoje, com técnicas de pesquisa que permitem ver o cérebro em funcionamento em tempo real, descobriu-se que pacientes com fibromialgia realmente estão sentindo a dor que referem.
A fibromialgia merece e deve ser tratada adequadamente para o controle dos sintomas.
Estudos recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um “termostato” desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Desta maneira, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo, mesmo que não doloroso, seja aumentado de intensidade e interpretado como dor.
Se você conhece uma pessoa que está com dor, encaminha esse post!
#REPOST @tudosobrereumatologia
(17) 98224-0550
R. José Urias Fortes, 450. Jd Panorama – Rio Preto
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.