O shampoo é um produto que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, sendo necessário para a higiene do couro cabeludo. Assim como existem vários tipos de cabelo, também há uma variedade de tipos de shampoo.
No mercado, é possível encontrar diferentes fórmulas e padrões, e todas elas colaboram com o cuidado capilar. A função desse produto é higienizar, limpar e eliminar gorduras do couro cabeludo.
Ele também abre as cutículas do fio para que o cabelo receba outros tratamentos, como o condicionador, creme de hidratação, fórmulas de alisamento, dentre outros.
Só que diante de tanta variedade no mercado, diversas pessoas têm dúvidas na hora de escolher o produto certo para o seu tipo de cabelo.
A escolha é muito mais simples se respeitarmos as condições naturais do fio ou qualquer outro tratamento químico que tenha recebido. Ou seja, quem tem cabelos cacheados deve usar shampoo para cabelos desse tipo.
Outra variação consiste na fórmula líquida e sólida, o que também deixa muitas pessoas com dúvidas.
Para esclarecer esse assunto, vamos explicar a importância do shampoo para a higiene e saúde do cabelo, além de mostrar quais as principais vantagens das opções líquida e sólida. Confira!
A importância do shampoo no cuidado capilar
Sabendo escolher o tipo certo de produto, a lavagem é um cuidado importante para a saúde dos fios. O ideal é que o procedimento seja realizado duas vezes, sendo uma para retirar a sujeira e outra para abrir a cutícula.
Lavar os cabelos corretamente é uma tarefa simples e importante, bastando aplicar o shampoo diretamente no couro cabeludo, com massagens suaves, sem exagerar na quantidade.
Assim como cuidamos da dieta com frutas secas a granel e verduras, é necessário selecionar o tipo certo de shampoo, considerando as características do cabelo.
Saber escolher é necessário porque cada fórmula concentra nutrientes focados no formato e espessura dos fios. Por exemplo, o shampoo para cabelo cacheado é mais oleoso, tendo em vista que esse tipo de cabelo costuma ser mais seco.
Se uma pessoa de cabelo liso usar produtos para cabelos cacheados ou crespos, acaba acentuando a oleosidade do couro cabeludo.
No mercado, é possível encontrar três tipos de shampoo, sendo o transparente, leitoso e perolado, e eles se subdividem em várias outras classificações.
Cabe ao usuário observar as características da fórmula para escolher aquela que mais atende às necessidades do seu cabelo. Contudo, além de saber escolher o produto para lavagem, outros cuidados são essenciais, como:
- Não dormir com o cabelo molhado;
- Não aplicar condicionador na raiz;
- Não lavar em água quente;
- Não usar secador e chapinha diariamente.
O shampoo leitoso é mais indicado para cabelos tingidos ou secos, por ser mais hidratante. Em um salão de corte de cabelo curto masculino também é possível encontrar o shampoo perolado, que promove limpeza suave.
Por fim, a fórmula transparente é neutra e indicada para a limpeza completa do couro cabeludo, assim sendo, levando em conta as necessidades e características dos fios, é possível escolher entre esses três tipos.
Além da fórmula diversificada, também é possível encontrar opções sólidas e líquidas, o que aumenta ainda mais as dúvidas do consumidor.
O que é shampoo sólido?
O shampoo sólido ou em barra é um produto que exerce as mesmas funções da versão líquida, portanto, remove sujeiras, resíduos e oleosidade do couro cabeludo, além de que podem se aderir ao cabelo.
Ele também faz espuma e perfuma os fios como a versão clássica, entretanto, é possível encontrar aqueles à base de surfactantes.
São fabricados para que sejam o mais parecidos possível com a versão sólida, porém, sem água. Outra opção é à base de soda, fabricada seguindo os mesmos princípios da fabricação do sabonete.
Assim como uma pessoa segue uma dieta específica para o seu corpo, de acordo com uma clínica nutrição personalizada, também deve escolher um tipo de shampoo apropriado para as suas necessidades.
Ademais, a versão em barra possui uma composição química mais suave do que a versão líquida, e traz muitas vantagens para os usuários, como:
1 – Alternativa sustentável
Muitas pessoas passaram a aderir o shampoo em barra por ser um produto ecologicamente responsável.
O plástico usado na embalagem dos produtos líquidos contém substâncias químicas nocivas ao meio ambiente e à saúde, tanto é que o descarte desses frascos está entre os maiores problemas atualmente.
Sabendo disso, muitas pessoas passaram a procurar produtos mais naturais e que trazem vários benefícios, mas antes de começar a usar a versão em barra, é necessário seguir as recomendações de uso.
2 – Fácil de carregar na bolsa
Hoje em dia, as pessoas procuram facilidade em tudo, até mesmo na hora de fazer um check up geral medico, e a mesma necessidade se aplica ao uso de produtos no cotidiano.
O shampoo em barra é pequeno e fácil de ser transportado na bolsa, em malas de viagem, e assim por diante.
Também não vaza, como pode acontecer com as embalagens tradicionais, o que traz mais segurança durante os deslocamentos.
3 – Maior durabilidade
O shampoo líquido é desperdiçado porque as pessoas costumam usar quantidades superiores ao indicado. Por outro lado, a versão em barra possui uso controlado, ao passo que sua fácil aplicação garante alta durabilidade.
Para garantir que ele dure mais tempo, é necessário que seja colocado em um recipiente furado, para evitar o acúmulo de água que pode derretê-lo.
4 – Formulação natural
Apesar de não ser uma regra, boa parte dos produtos em barra são provenientes de materiais artesanais, que evitam substâncias pesadas na composição.
Eles costumam não incluir surfactantes que não sirvam para a limpeza, pó mineral ou vegetal e óleos essenciais. Também costumam evitar os parabenos e outros conservantes potencialmente alérgicos.
5 – Limpeza profunda
Por fim, justamente por possuir apenas os surfactantes de limpeza, o shampoo em barra é capaz de limpar o couro cabeludo sem agredir os fios.
Quem consome pratos prontos dieta para cuidar melhor da saúde deve optar pelo produto em barra, visto que ele cuida da saúde do cabelo. Seu uso é ainda mais recomendável para pessoas com cabelos oleosos.
Características do shampoo líquido
Como o próprio nome sugere, o shampoo líquido é aquele vendido em forma líquida, dentro de frascos, sendo o mais comum e facilmente encontrado no mercado.
Esse produto possui uma grande variedade de opções, e como falamos anteriormente, existem três principais tipos, que são o leitoso, o transparente e o perolado.
Da mesma forma, é possível encontrar para todos os tipos de cabelo, como lisos, crespos, cacheados, quimicamente tratados e secos. Assim como no caso da versão em barra, a versão líquida também tem suas vantagens, são elas:
1 – Preço acessível
As pessoas querem cuidar da saúde e da beleza por meio de procedimentos como limpeza de pele masculina, mas sem gastar muito.
O shampoo líquido garante todo o cuidado necessário com o couro cabeludo e os fios, de maneira financeiramente mais acessível.
Existem excelentes marcas no mercado, reconhecidas por seus produtos há anos e que estão acessíveis a todos por conta dos preços. Basta escolher aquela que mais te agrada.
2 – Diferentes opções
Outra vantagem do produto líquido é que há diferentes opções, pois os fabricantes conseguem desenvolver shampoos para praticamente todas as necessidades dos consumidores.
Existem até mesmo produtos com formulações escolhidas pelo cliente, com rótulo garrafa personalizado, de modo a atender as características do fio e todo o histórico de tratamento do cabelo.
Além das versões para cabelo liso, crespo, seco, oleoso e quimicamente tratado, também é possível escolher produtos que causam certos efeitos nos fios, como aumentar o diminuir o volume, amenizar as caspas, reduzir quedas e assim por diante.
3 – Usado pelos profissionais
Os cabeleireiros preferem o shampoo líquido por ser mais higiênico, afinal, o produto precisa ser usado em várias pessoas, o que a versão em barra não atenderia muito bem.
Os profissionais entendem a qualidade da mercadoria e sabem que podem aplicar o shampoo no cabelo dos clientes, para garantir a saúde e preparar as madeixas para tratamentos químicos posteriores.
Quem deseja um tratamento de salão em casa, pode optar por comprar os shampoos profissionais usados nos salões, algo difícil de encontrar na versão em barra.
Considerações finais
Todos os produtos que compramos no mercado possuem características específicas, sendo por essa razão que precisamos ler rótulo água mineral e de outros itens para saber o que contém em sua composição.
A escolha do shampoo consiste na mesma necessidade, cabendo ao consumidor escolher aquele que mais combina com suas necessidades e com as características dos fios.
Como vimos, tanto a versão em barra quanto a versão líquida possuem seus benefícios, e para tirar a prova do que é melhor para você, nada melhor do que testar as duas opções e observar como o cabelo reage, sempre seguindo as orientações do produto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.