Médico reumatologista, professor de reumatologia e imunologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – HFMUSPRP, traz um importante alerta sobre a vacina da covid e o uso de medicamentos imunossupressores, confira:
“Tenho vistos muitas dúvidas a respeito da vacina contra a covid19, e as medicações usadas no tratamento das doenças reumáticas. Não precisa parar de metotrexato, leflunomida, medicamentos biológicos como os anti-tnf”. Devemos ter cuidados em 3 situações:
1: Doses altas de corticóide (acima de 40 mg), o efeito da vacina vai ser muito pequeno;
2: Ciclofosfamida: deve aguardar 3 semanas
3: Rituximabe: deve tomar a vacina após 6 meses
“Todas as outras medicações, não devem ser paradas!”
“A vacina da gripe deve ser tomada, 15 dias depois da vacina da covid19”.
Todos os pacientes com doenças autoimunes em tratamento com imunossupressores , devem ser vacinados contra a covid10, assim como contra a pneumonia e gripe;
Qual a melhor vacina para pacientes imunossuprimidos?
É aquela vacina que chegar em seu braço Não existe nenhuma marca de vacina que seja mais adequada para o paciente autoimune, a melhor vacina é aquela que é aplicada no seu braço, aproveite a oportunidade de se vacinar contra uma doença de altíssima mortalidade e sequelas (coronavírus). Pacientes reumáticos em uso de imunossupressores podem tomar todas: Coronavac, PfiZer ou Astrazeneca.
Não tenha medo da vacina da Astrazeneca. Por questão de conduta médica, pacientes com SAF e distúrbios trombóticos devem receber orientação de seu reumatologista. Nossa comunidade de pacientes, já tem muitos deles vacinados com Astrazeneca e todos estão bem.
Todas as vacinas contra a covid possuem eficácia e segurança, quando tiverem a oportunidade, vacine-se!
Fonte: Dr. Flávio Petean é professor de reumatologia e imunologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – HFMUSPRP, confira as suas orientações neste link.
<
p class=”p1″>Essas recomendações não substituem a avaliação do seu médico.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.