No último domingo (29), a ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e doença de Crohn regional Marília e a Associação Mariliense de Portadores de DII (doenças inflamatórias Intestinais) – IBD BRAZIL, promoveram uma caminhada em alusão às DII – Colite Ulcerativa e Doença de Crohn. Uma feliz coincidência fez com que a caminhada das doenças intestinais se encontrasse com outro grupo que promovia uma caminha em prol de famílias e portadores de autismo que saíram naquele domingo chuvoso às 9 horas pelo amor ao próximo.
As caminhadas reunidas agruparam mais de 700 pessoas que ao som de um trio elétrico e com muita alegria percorreram parte da Avenida Tiradentes e chamaram a atenção de Marília quanto a importância de ajudar a cuidar dos portadores dessas doenças que atingem parte importante de nossa população. Esteve presente no evento o prefeito Vinícius Camarinha que se comprometeu em dar suporte para à criação de um ambulatório de doenças inflamatórias intestinais, multiprofissional (médico, nutricionista, psicóloga, assistente social, enfermeira) a ser coordenado pelo médico especialista em gastroenterologia e coloproctologia, professor Dr. Fabio Vieira Teixeira. Dr. Fabio atualmente, a duras penas, mantém em funcionamento um ambulatório de DII no antigo NGA, com pouquíssimos recursos.
Nesse ambulatório, os pacientes chegam por demanda espontânea, muitas vezes encaminhados por outros doentes. São atendidos atualmente mais de 200 portadores de colite ulcerativa e doença de Crohn. Hoje os pacientes pleiteiam um ambulatório multiprofissional e que seja referenciado pela Secretaria de Saúde para que pacientes portadores de DII possam ser encaminhados e ser atendidos por uma equipe multiprofissional. Atualmente, pacientes de Marília, por não terem um ambulatório referenciado, procuram serviços em outras cidades como Botucatu, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Fonte: Jornal da Manhã
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.