No Encontro Nacional de Pacientes Reumáticos e Familiares, que aconteceu em 3 de setembro, no Rio de Janeiro, Dr. Guilherme de Jesus, médico ginecologista, elucidou as principais dúvidas sobre a gestação dentro do contexto das doenças reumatológicas. Confira.
Planejamento é essencial
O médico destacou a importância do planejamento e de se evitar engravidar enquanto a doença estiver em atividade. “Neste caso, é um pouco complicado, pois nem todas as medicações podem ser usadas na gestação. Sendo assim, temos de realizar trocas medicamentosas para evitar riscos de má formação do bebê”, pontuou.
O médico alertou que nem todas as gestações com doenças reumatológicas são iguais e que isso vai depender da doença, das medicações e da idade da paciente. “Independentemente da doença reumatológica, a paciente acima de 35 anos possui maior risco na gravidez”, explicou.
O que pode acontecer durante a gestação?
Uma das maiores preocupações das pacientes é como vai ser a gestação. De acordo com Dr. Guilherme, isso pode variar de pessoa para pessoa. “Isso é muito relativo e depende do histórico da paciente. No geral, pode haver piora da doença reumatológica, complicações como pressão alta ou não acontecer nada, com uma gestação 100% normal”.
O médico destacou que nas pacientes com lúpus pode acontecer ativação da doença, enquanto naquelas com artrite reumatoide, geralmente, há melhora do quadro durante a gestação. O tratamento é feito em parceria com o médico reumatologista e o ginecologista obstetra.
“O pré-natal é de suma importância para detectar precocemente as complicações”, destacou. Além disso, o ginecologista pontuou que nas pacientes com doenças reumatológicas o parto não precisar ser obrigatoriamente cesariana.
E depois do parto?
Há muitas preocupações de que a doença possa passar para o bebê ou afetá-lo de alguma forma. “Os pais podem ficar despreocupados, pois dificilmente a criança terá uma doença autoimune. Somente 2% dos bebês acabam tendo doenças autoimunes em geral”, tranquilizou.
Palestra proferida durante o Encontro Nacional para Pacientes Reumáticos e Familiares – SBR2018
XXXV Congresso Brasileiro de Reumatologia