O uso da toxina botulínica vai muito além das questões ligadas à estética. Ele é indicado também no alívio dos sintomas, como enxaqueca, bruxismo, hiperidrose, síndrome miofascial, entre outras.
Sua aplicação é local, com pomada anestésica, e não costuma apresentar muitos efeitos colaterais, porém possui resultado temporário. O efeito da substância se inicia após 3 a 5 dias da sua administração e atinge o pico de ação cerca de 14 dias após. O tempo de permanência da sua ação varia entre 4 a 6 meses, sendo influenciado por diversos fatores individuais.
O seu uso tanto para fins estéticos, quanto para outros sintomas, não é contraindicado em pacientes com doenças autoimunes, porém todo caso deve ser individualizado e autorizado pelo Reumatologista assistente, principalmente se há histórico de lesões de pele.
Sendo assim, se estiver planejando algum tratamento que utiliza dessa substância, converse antes com o médico Reumatologista que te acompanha e sempre opte por fazer o procedimento com um médico especialista em Cirurgia Plástica ou Dermatologia. Certifique-se de que o profissional possui registro de especialista no site do CFM!
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tenho lúpus erimatroso posso fazer jatos de plasma no meu rosto
Infelizmente não conseguimos te ajudar, pois isso requer avaliação médica, por isso recomendamos que consulte um médico.