Espero tranquilizar muitos com esse post.
Fibromialgia é uma doença complexa para qual a medicina ainda não encontrou respostas satisfatórias. Os sintomas mais comuns (e definidores) incluem dor articular e muscular, fadiga, dificuldade de concentração /memória, insônia e sono não reparador (dorme, mas não descansa).
Um paciente com fibromialgia pode experimentar sintomas com características tão subjetivas que não existem explicações organicamente aceitáveis para tal. Por exemplo:
1. Formigamentos nas mãos e nos pés.
2. Fisgadas ou agulhadas na pele.
3. Dores que mudam de lugar. Às vezes no abdômen, outras no pescoço. Em seguida partem para o centro do tórax.
4. Sensação de queimação nos pés.
5. Cefaleia (dor de cabeça) “estranha”. Uma dor que parece apertar o centro do crânio ou que irradia para a nuca.
6. Pontadas no peito ou palpitações.
7. Sensação de que as articulações (juntas) estão inchadas.
8. Sensação de que está perdendo a memória.
Esses sintomas causam aflição ao paciente, porém não costumam ser sinais de doenças graves ou de outras doenças associadas em uma pessoa com fibromialgia.
Explico: a fibromialgia é uma doença sobre a qual o estado emocional tem bastante influência. De forma consciente ou não, os estados mental e emocional condicionam a saúde do corpo (da matéria). Lembra de quando esteve triste e todo o seu corpo reagiu com perda de apetite, sensação de nó na garganta, insônia e cansaço? Sim! O mental /emocional incide sob o físico.
Não estou dizendo que a fibromialgia e seus sintomas são todos frutos de um desequilíbrio mente – emoções – corpo. Até mesmo porque existem alterações fisiopatológicas que ajudam a explicar o processo de dor (nesta e em outras doenças). No entanto, explicar isso não é o mesmo que explicar a ORIGEM da dor e dos sintomas.
Esse conjunto de sintomas, muito provavelmente, é resultado da mesma fonte causadora de dor na fibromialgia. Os exames não conseguem diagnosticar um motivo orgânico para estes sintomas.
Isso não quer dizer de forma alguma que o paciente não esteja sentindo aquela sensação indesejada. Apenas quer dizer que a Medicina tradicional ainda não tem ferramentas.
#REPOST @dr.kennedyamaral
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Eu percebo que toda vez que sinto dores nos pés e tornozelos também sinto dores na cabeça.
Já fui diagnosticada com hipertensão intracraniana, depois cefaleia…
As pernas e pés ficam inquietas…. É horrível.
Se alguém sente isso, me mandem e-mail
“a fibromialgia e seus sintomas são todos frutos de um desequilíbrio mente”
Foi exatamente isso que um medico que me atendeu me disse! Tenho 16 anos, sofro com dores des dos 12. Gostaria de verdade que alguém entendesse essa minha dor…
Sinto muito por você!! Também sinto e muitas mulheres, principalmente, sofrem com essas dores que queimam… as minhas começaram aos 41 anos de idade ….
Sinto dores nos pés punhos quadril joelho sinto vontade de isolar o mundo uma tristeza desmotivação uma fraqueza acho que não sou normal
Lu, cuidado com a depressão, busque ajuda psicológica.