Toda a moeda tem dois lados, não é mesmo?
Infelizmente, quem tem lúpus não pode aproveitar o verão ao sol. Pacientes com a doença, ao contrário, precisam evitar a exposição solar, já que apresentam mais sensibilidade aos raios ultravioleta. E essa sensibilidade pode desencadear uma reação inflamatória no organismo, levando a comprometimentos graves de estruturas como articulações e de órgãos, como rins e cérebro.
Já por outro lado, tem aqueles que se beneficiam da estação. Quem sofre de psoríase costuma ter as manchas e crises amenizadas, devido ao contato com a radiação solar. E quem sofre de artrite reumatoide também costuma passar a estação com menos dor. E por que não lembrar de quem tem osteoporose e dá aquela reforçada na Vitamina D ao pegar um solzinho de leve?! Falando nela, a vitamina D que o sol nos traz é um importante aliado na manutenção de nosso sistema imunológico ativo, então, em pequenas e moderadas doses, vem super bem.
Ou seja, aqui também vale o equilíbrio e a parcimônia e fugir do horário de maior incidência de raios solares – entre 10h e 16h.
Salve este post se você tem uma das doenças citadas, para nunca esquecer.
#REPOST @tmucenic.reumato
Dra. Tamara Mucenic Reumatologista
.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.