– A queda de cabelo é um dos sinais mais comuns do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).
.
Você sabia que pode estar presente em mais da metade dos pacientes durante algum momento de sua doença?? Pode afetar também sobrancelhas, cílios, barba ou pelos corporais.
.
– A queda de cabelo pode estar associada com doença ativa e também pode ocorrer ou ser agravada por medicamentos usados para tratar o LES.
– Pode deixar cicatriz, associada ao lúpus discoide crônico, ou não-cicatricial, como é frequentemente visto no LES agudo.
A forma não-cicatricial geralmente se desenvolve durante surtos de doença sistêmica aguda e pode ocorrer por alguns motivos.
– Um deles é pelo próprio processo reativo, não específico aos lúpus, caracterizada por um afinamento difuso do couro cabeludo e queda de cabelo. Esse fenômeno pode ser causado por qualquer alteração metabólica ou hormonal, estresse, anemia ou gravidez, como bem como o uso de alguns medicamentos. Nesse caso, cabelo dentro de 6 meses, quando a causa de base se resolve.
.
– Outra situação é o chamado “ ”, caracterizado por cabelos finos e ressecados que quebram facilmente. Geralmente ocorre na transição da testa com couro cabeludo.
– Essa condição é quase sempre observada durante exacerbações do LES. Mas CALMA! Geralmente se resolvem quando a atividade da doença diminui.
E a queda de cabelo associada a no couro cabeludo??
– A forma cicatricial é frequente no Lupus Eritematoso Discoide (uma forma de Lúpus cutâneo crônico).
Afeta mais mulheres do que homens, ocorre geralmente entre 20 e 30 anos.
A lesão clássica precoce apresenta-se como um quadro bem delimitado, avermelhado, infiltrado e com hiperceratose (“espessamento” da camada exterior da pele). Pode então evoluir para uma placa lisa, branca, com a pele fininha, deprimida, com contorno elevado, as vezes com “vasinhos”- telangiectasia- no centro. É geralmente irreversível, daí a importância do diagnóstico e tratamento precoces!
#REPOST @anajuliabicalho.reumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.