Se você tem lúpus com certeza já ouviu da boca do seu reumato a seguinte pergunta: sua urina está espumando?
E essa pergunta é de fundamental importância tanto para nós reumatos, (porque precisaremos ser mais rigorosos no tratamento) quanto para você paciente, (pois pode ser uma manifestação grave da doença).
Sabemos que o Lúpus não se manifesta igualmente em todos os pacientes, uns podem evoluir de forma branda enquanto outros cursam com um nível de complexidade e gravidade maiores.
Entre nós reumatologistas costumamos usar a seguinte frase: o lúpus pode tudo! Isso porque ele pode “cismar” com qualquer parte do seu corpo e ir lá querer “atacar”, causando inflamação.
Quando o lúpus ataca os rins (isso é chamado de Nefrite Lúpica), ele pode fazer com que os rins não consigam mais segurar as proteínas e células do sangue, com isso a urina começa a sair espumosa e no exame de urina podemos ver proteínas e sangue.
E é aí onde entra a famosa Proteinúria de 24h (aquele exame que precisa coletar a urina do dia inteiro, que vocês adoram fazer). Nesse exame conseguimos saber quanto de proteína o rim está perdendo e assim definir o tratamento e acompanhar a melhora ou piora.⠀
Por isso esse exame é tão importante de ser coletado corretamente!! Além da espuma no xixi, o paciente pode apresentar aumento da pressão, inchaços nas pernas, barriga e rosto, redução do volume de urina e às vezes, mal estar, náuseas e febre.
Observe seu xixi e siga as recomendações do seu reumato.
Seu lúpus já afetou seus rins em alguma fase da sua doença? Ele ainda está ativo?
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.