Um mutirão da saúde está sendo realizado em Resende, no Sul do Rio de Janeiro. A expectativa é zerar, em quatro meses, a fila de cidadãos que aguardam cirurgias, exames e consultas com especialistas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente seis mil pacientes estão nessa espera. Segundo informações da assessoria de comunicação, serão realizados aproximadamente 1.200 procedimentos cirúrgicos, 3.400 exames e mais de 1.400 consultas.
Os pacientes serão contatados pela Secretaria de Saúde, que informará data, local e horário de atendimento. A maior parte dos procedimentos será executada por profissionais da própria rede pública, mas, a fim de acelerar o atendimento, alguns procedimentos também serão realizados pela rede privada.
“Alguns desses procedimentos tinham sido reduzidos, a partir do ano passado, e isso gerou essa fila que a gente tem hoje. A gente tá ampliando o horário de atendimento, a gente tá ampliando a carga horário de alguns profissionais e vai fazer um esforço principalmente aos sábados. Então, todo mundo que receber a chamada pra fazer esses exames aos sábados pode comparecer, porque é a chance de realizar e reduzir essa fila”, explicou Alexandre de Oliveira, secretário de saúde, ressaltando que quem mudou de endereço ou telefone no último deve procurar o posto de saúde mais próximo.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.