No mês da prevenção ao suicídio, dando continuidade à sua missão de conscientizar sobre a depressão, o Movimento Falar Inspira Vida lança a campanha “Jornada do Acolhimento – Inspirando o cuidado com a depressão”. A ação traz como principal ferramenta educativa um jogo online que aborda os desafios que fazem parte da realidade de 12 milhões de brasileiros.
A depressão é o transtorno psiquiátrico mais frequentemente associado ao suicídio[1] – por isso a urgência em se ter o diagnóstico correto e ágil, além do tratamento adequado. Estes dois fatores podem contribuir para remissão dos sintomas, mais qualidade de vida e, potencialmente, uma redução nos casos de suicídio[2]-[3]. Ainda pouco conhecida, a Depressão Resistente ao Tratamento afeta 40%[4] dos pacientes brasileiros já diagnosticados e aumenta em 7x o risco de suicídio[5]-[6], mas ainda é pouco conhecida, por isso aumentar a disseminação de informações de conscientização é tão importante.
O jogo online pretende estimular a busca por ajuda médica e a empatia, por meio de uma linguagem lúdica, aproximando o tema da realidade de cada indivíduo. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, uma ilha interativa será instalada na Estação Paulista – Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo, onde o público será convidado a derrubar estigmas e aprenderá mais sobre a importância do acolhimento e da orientação para pessoas com depressão e ideação suicida. A ação utiliza tecnologia por sensores sem contato físico, que captam movimentos, oferecendo segurança aos participantes. Vale destacar também que a estação será ambientada com a identidade visual do jogo e suas mensagens, e haverá a distribuição gratuita de cerca de 40 mil exemplares do Guia Depressão: como acolher no ambiente de trabalho (disponível aqui), nas linhas1-Azul, 2-Vermelha, 3-Verde 4‑Amarela e 5-Lilás.
“Esse ano o Falar Inspira Vida pretende ir além. Queremos ser um agente que não apenas conscientiza, mas também disponibiliza instrumentos para ajudar na mudança de comportamento de pacientes frente a depressão”, explica Fábio Lawson, psiquiatra e Diretor Médico da Janssen.
O Movimento optou por transmitir as mensagens sobre a depressão e os cuidados que a sociedade deve ter com as pessoas que sofrem com a doença por meio do jogo online, porque acredita que a tecnologia é uma grande aliada na rápida disseminação de informações, além de fazer parte do dia a dia de todos. “O jogo é uma forma lúdica de falar sobre um tema bastante delicado, ajudando o entendimento e impactando um número maior de pessoas”, destaca Karen Scavacini, CEO do Instituto Vita Alere.
O Jogo
Desenvolvido com a finalidade de aproximar e estimular os pacientes a buscarem ajuda médica, oferecendo uma experiência interativa, o jogo conta quatro jornadas diferentes:
- Descoberta (pessoa SEM diagnóstico) – o jogador usa sua empatia para jogar como uma pessoa que começa a apresentar sintomas de depressão, mas ainda não foi diagnosticada;
- Superação (pessoa COM diagnóstico de depressão resistente ao tratamento) – dos 12 milhões de pacientes brasileiros com a doença, 4 em cada 10 não respondem adequadamente ao tratamento, mesmo depois de ao menos duas tentativas com medicamentos diferentes. Essa etapa é voltada a essas pessoas que necessitam de atenção especial aos altos e baixos da jornada de cuidado e não devem desistir de buscar novas alternativas.
- Esperança (pessoa da rede de apoio) – uma versão dedicada àqueles que têm dúvida sobre como ajudar uma pessoa que demonstra sinais de depressão e pensamentos suicidas. A proposta é de exercitar a empatia, praticar a melhor forma de superar os próprios tabus e oferecer ajuda, de maneira responsável e transformadora.
- Cuidado (perspectiva do médico que trata pacientes com depressão) – Além do paciente, é fundamental valorizarmos o papel do especialista, o psiquiatra, e representar uma parte da sua rotina de trabalho. É um passo importante também para desmistificar os estigmas relacionados a esse profissional.
Ao iniciar o game, o jogador seleciona um avatar e este ganha uma nuvenzinha, que irá representar o estado de ânimo da personagem. Essa nuvem pode mudar de cor e ficar ou menos carregada, conforme desafios encontrados ao longo da jornada. Clique aqui e confira o jogo.
Vale destacar também que a estação será ambientada com a identidade visual do jogo e suas mensagens, e haverá a distribuição gratuita de cerca de 40 mil exemplares do Guia Depressão: como acolher no ambiente de trabalho (disponível aqui), nas linhas1-Azul, 2-Vermelha, 3-Verde 4‑Amarela e 5-Lilás.
Depressão
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo (4,4% da população mundial). No Brasil, a prevalência é um pouco maior do que a média: 5,5% ou um total de 11,5 milhões de brasileiros1 – número que, nas Américas, só é superado pelos Estados Unidos. Ainda de acordo com a OMS, são registrados aproximadamente 11 mil suicídios todos os anos no país e mais de 800 mil no mundo1, sendo que 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais e, em primeiro lugar, à Depressão2. Além disso, a doença é, atualmente, a principal causa médica de incapacitação[7] e o terceiro maior motivo de afastamentos do trabalho no Brasil[8].
Movimento Falar Inspira Vida
Criado em 2020, o Movimento Falar Inspira Vida, tem o objetivo de requalificar a conversa sobre Depressão e Suicídio, por meio do conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais preparada e acolhedora. É uma iniciativa liderada pela Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), Centro de Valorização da Vida (CVV), Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq – HCFMUSP), Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, Vitalk, Instituto Crônicos do Dia a Dia (CDD), Instituto Vita Alere, HubRH+, revista VEJA Saúde e Editora Abril.
Por meio do site www.falarinspiravida.com.br é possível baixar três guias práticos sobre depressão produzidos pelo movimento, cada um focado em um público diferente:
- Depressão: quando conhecimento e diálogo inspiram a vida – para o público geral, traz exemplos e dá sugestões de como mudar a forma de falar sobre depressão, acolher quem precisa de ajuda e engajar na busca por ajuda médica.
- Papo reto sobre saúde mental – focado em adolescentes e jovens
- Depressão: como acolher no ambiente de trabalho – direcionado a todos os agentes do ambiente corporativo, de líderes a colaboradores, conscientizando sobre a responsabilidade de todos para a preservação da saúde mental no trabalho.
Serviço:
Jornada do Acolhimento: experiência imersiva
Quando: 01 a 30 de setembro, das 10h às 16h
Onde: Estações Paulista da linha 4-Amarela de metrô de São Paulo
Informações: www.falarinspiravida.com.br
OBSERVAÇÃO: a ideia desta ação presencial é atingir a população que, apesar da pandemia, precisa circular pelo metrô. A experiência interativa segue todos os protocolos de segurança de distanciamento e conta com tecnologia que capta os movimentos, sem a necessidade de contato físico.
Sobre a Janssen
Na Janssen, estamos criando um futuro no qual as doenças são parte do passado. Somos a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, trabalhando incansavelmente para fazer com que esse futuro seja uma realidade para pacientes de todos os lugares. Combatendo as doenças com ciência, melhorando o acesso com engenhosidade e curando a falta de esperança com paixão. Focamos nas áreas da medicina em que podemos fazer a maior diferença: Oncologia e Hematologia; Imunologia; Neurociência; Doenças Infecciosas e Vacinas; Hipertensão Pulmonar; Doenças Cardiovasculares e Metabólicas. Para saber mais, acesse https://www.janssen.com/brasil/. Siga a Janssen Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn, e também a página de Carreiras J&J Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn.
A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. é uma empresa da Janssen Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson.
Referências
- [1] Lee S, Fung SC, Tsang A, Liu ZR, Huang YQ, He YL, Zhang MY, Shen YC, Nock MK, Kessler RC. Lifetime prevalence of suicide ideation, plan, and attempt in metropolitan China. Acta Psychiatr Scand 2007;116(6):429-37.
- [2] World Health Organization. Depression and other common disorders. Acesso em 05/08/2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf;jsessionid=A907F61AF4F7285124E922B6B8C868C2?sequence=1O
- [3] Associação Brasileira de Psiquiatria. Cartilha “Suicídio: informando para prevenir”. Acesso em 06/08/2020. Disponível em: https://www.abp.org.br/cartilha-combate-suicidio
- [4] The TRAL Study: Treatment-Resistant Depression in America Latina. Interim analysis of the cross-sectional phase of a multicenter, observational study. Bernardo G.O. Soares, Janssen United Kingdom; AciolyL.T. Lacerda, Department of Psychiatry, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brazil; Lina M. Agudelo-Baena, Centro De Investigaciones E.S.E Hospital Mental De Antioquia, Antioquia, Colombia; Gerardo García-Bonetto, Psychiatrist, Hospital Neuropsiquiatrico Provincial, Córdoba, Argentina; Juan L. Vázquez, Department of Psychiatry, Hospital Aranda de la Parra SA de CV, León, Gto. Mexico; Patricia Cabrera, Janssen Latin America, Bogota, Colombia. American Psychiatry Association (APA). 2019, San Francisco, CA.
- [5] Fava M, et al. Psychiatr Clin N Am. 2003;26:457–94
- [6] European Medicines Agency. Guideline on clinical investigation of medicinal products in the treatment of depression. 2013. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/scientific-guideline/guideline-clinical-investigation-medicinal-products-treatment-depression_en.pdf.
- [7] O Impacto da Depressão, por Márcia Britto de Macedo Soares. https://www.abrata.org.br/o-impacto-da-depressao/
- [8] http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742016000400845&lng=pt&nrm=iso#B2
Fonte: Assessoria de imprensa Ketchum
Fernanda Tintori – [email protected] / (11) 99615-9385
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