Muitas são as dúvidas que pairam sobre a Reumatologia, talvez por isso, tantos mitos façam parte do imaginário popular acerca dessa especialidade e as doenças reumáticas.
Alguns dos mitos mais comuns na área da Reumatologia são:
MITO: Reumatismo é doença de velho.
Fato: Em primeiro lugar, “reumatismo” é um termo vago utilizado para designar um grupo de mais de 100 doenças distintas que acometem predominantemente as articulações, mas também outros órgãos e sistemas. Além disso estas doenças podem ocorrer em qualquer faixa etária.
MITO: FAN positivo indica que o paciente é portador de Lúpus.
Fato: O exame laboratorial positivo pode acontecer em várias doenças que não só no lúpus eritomatoso sistêmico, como outras doenças autoimunes, uso de determinados medicamentos e até mesmo em pessoas saudáveis.
MITO: Reumatismo ataca no frio.
Fato: Na verdade, ocorre que num ambiente mais frio, a sensibilidade e a percepção da dor aumentam, levando o paciente a acreditar que a doença “atacou” por causa do frio.
MITO: ASLO elevado significa reumatismo.
Fato: Este exame laboratorial apenas indica presença de anticorpos contra uma bactéria chamada Streptococo. Pode estar elevado na maioria das infecções respiratórias, inclusive uma simples gripe, e permanecer elevado por muitos meses.
A desinformação gera mitos e pode atrapalhar o correto diagnóstico e manejo dessas doenças.
#REPOST @dravivianemachicado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.