Tenho artrite reumatoide desde os 14 anos e fui mãe aos 29 anos, foi uma gravidez planejada, com dois anos de tentativas, fiquei sem os remédios mais fortes, somente um prednisona vez em quando. Desde o momento da descoberta, até um mês após o nascimento, nem me lembrava da AR, ela simplesmente desapareceu! Fui para a maternidade ás 02:00h da madrugada do dia 05/09/16, e ele nasceu ás 09:26 do dia 06/09. Sem nenhum sofrimento além do habitual de um parto normal! Foi muito lindo e inacreditável! Com 50 cm e 2.955kg, com 39 semanas. No pós parto não tive dificuldades, além do incomodo dos pontos dados no corte para que meu pequeno saísse tranquilamente. No segundo mês, a AR apontou, mas não da maneira que imaginei. Conversei com o pediatra e minha reumato, e para não parar a amamentação, fizemos um teste com uso de prednisona somente, e funcionou! Estou amamentando meu pequeno.
Miguel completou 8 meses de muita saúde, e eu estou vivendo um dia de cada vez. Caso amanhã precise voltar com a medicação, não vou hesitar pois meu pequeno precisa de mim saudável, e tê-lo comigo é meu maior presente! Dificuldades? Tenho todo dia devido as deformidades de minhas mãos e punhos, mas nada me impede de cuidar dele e todo mês receber elogios de amigos e médicos quando vêem minha vidinha! Amigas com AR: nunca desistam de seus sonhos!
Me chamo Fernanda Escanes de Moraes, paciente com AR e mãe do Miguel com apenas 8 meses, moro em Itapetininga – SP.
Se você tem alguma experiencia para contar sobre a maternidade na artrite reumatoide, participe, envie sua história e uma foto para [email protected], incentive e inspire outras mães e futuras mamães!
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.