A crescente preocupação do diabetes tipo 2 não precisa de introdução – então, identificar uma droga que já está em circulação que pode ajudar a combater a condição seria uma descoberta bem-vinda.
Embora o diabetes tipo 2 possa ser gerenciada com sucesso em muitos casos, é uma condição que muitos terão para a vida. Como tal, o diabetes é um enorme fardo para uma pessoa fisicamente, mentalmente e financeiramente.
Por causa dos enormes números envolvidos e do sofrimento significativo que pode trazer, a pesquisa sobre tratamentos inovadores para diabetes tipo 2 está constantemente evoluindo.
Em suma, o diabetes tipo 2 é causado por fatores de estilo de vida, como inatividade, dieta pobre e obesidade . É um distúrbio metabólico que faz com que as células parem de responder à insulina. Isso tem o efeito de elevar o nível de açúcar no sangue, o que, por sua vez, danifica os órgãos e sistemas do corpo.
Juntamente com intervenções de estilo de vida, muitas pessoas com diabetes recebem medicação para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Embora estes possam ser úteis, alguns têm efeitos colaterais adversos e outros se tornam menos efetivos, pois são usados por longos períodos de tempo. Os pesquisadores estão interessados, portanto, em encontrar melhores alternativas.
A artrite reumatóide é uma condição auto-imune que pode causar inchaço, dor e rigidez nas articulações. Esta condição crônica afeta cerca de 1% da população mundial.
Curiosamente, uma droga que tem sido usada para tratar a artrite reumatóide por muitos anos pode ser útil para indivíduos com diabetes tipo 2.
Isso pode parecer surpreendente, pois as duas condições estão separadas, mas alguns links e interações entre os dois foram observados ao longo dos anos.
Por exemplo, as pessoas com artrite reumatóide são mais propensas a desenvolver diabetes e as pessoas com diabetes são mais propensas a desenvolver artrite reumatóide. Além disso, indivíduos com artrite reumatóide que continuam a desenvolver diabetes tipo 2 tendem a controlar cada vez mais seus níveis de açúcar no sangue.
Leflunomida é um medicamento antiinflamatório, aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para uso em artrite em 1998 . Ao longo dos anos, alguns cientistas observaram que a leflunomida parece baixar os níveis de glicose no sangue e, em pessoas obesas, até mesmo levar à perda de peso. Mas não ficou claro como ou por que essas interações ocorreram.
Recentemente, o Prof. Xiulong Xu e o time – do Instituto de Medicina Comparada da Universidade de Yangzhou na China – investigaram esse relacionamento inesperado com mais detalhes.
Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/articles/321058.php
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.