Tenho artrite reumatoide desde os 3 anos de idade e aos 37 anos fui mãe. Foi uma gravidez planejada, na época tomava 5 comprimidos de metotrexato mais o Infliximabe, tive que esperar até 5 meses para retirar o MTX e só consegui engravidar depois de 2 anos. Assim que confirmei a gravidez parei com o Infliximabe e só tive dores uma única vez, que melhorou com anti-inflamatório. Foi uma gravidez tranquila e optei por cesariana. Em 10/02/16 minha princesa chegou. Tive a felicidade de ter minha mãe por perto durante 4 meses e meu marido um companheiro presente.
Os primeiros desafios foram os mesmos de todas as mães, a alegria de ter um criaturinha que nasceu da gente, que só quer seu colo, seu peito, seu calor e muito, muito cansaço físico, minha bebê não dormia a noite toda e sentia muitas cólicas! A amamentação foi outra realização, minha reumato já vinha me aconselhando a não criar muitas expectativas e dizia que ter saúde para cuidar da bebê era melhor do que amamentar, e eu dizia para ela que ia amamentar até onde a dor deixasse. Consegui amamentar minha princesa até os 10 meses! Só parei porque não conseguia tirar leite no serviço e o peito foi secando.
As dores começaram após dois meses do nascimento da Malú, mas foi gradual e consegui melhorar com anti-inflamatório e depois com corticoide. Atualmente estou com corticoide e MTX, mas já estou fazendo exames para voltar com o infliximabe. Das minhas limitações foi difícil tirar o leite do peito com as mãos e com a bombinha não funcionava direito, devido à isso passei por 3 mastites. Carrinhos e bebe conforto só dificultam a nossa vida e se não fosse minha idade teria outro filho, porque ter um bebê foi a melhor coisa que aconteceu comigo. A Maria Luiza é meu presente de Deus que ultrapassou todas as minhas expectativas. Que Deus abençoe a todas as mamães e as mulheres que querem ser uma um dia.
Me chamo Marcia Lira Souza, paciente com AR e mãe da Maria Luíza de 1 ano e 3 meses.
Se você mulher com doença reumática, foi mãe ou está grávida, depois do diagnóstico, não deixe de participar, envie seu depoimento preenchendo o formulário eletrônico, no link: https://goo.gl/2M7MXk. Ou envie sua foto e resumo de sua história com a maternidade por meio de chat ou no e-mail: [email protected]
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.