Uma das primeiras perguntas que recebo dos meus pacientes quando sabem que tem uma doença autoimune como o lupus é:
Tem cura, doutora?
Não, mas tem tratamento!
E o objetivo deste tratamento, assim como nas artrites é alcançar a REMISSAO.
Ainda que na artrite não é tao simples definir a remissão, no lupus então, onde cada paciente é único no seu conjunto de sintomas, é um desafio ainda maior.ㅤㅤ
Mas estamos buscando a melhor maneira de avaliar isso. Em 2016 uma força tarefa internacional onde 60 pessoas participaram, incluindo Reumatologistas, Nefrologistas, Dermatologistas e pacientes com lúpus, começou a se reunir para definir o que é a remissão do lupus e como medir ela.
E o que é a remissão? É quando o paciente fica em um momento de ausência de sinais e sintomas da doença, os exames laboratoriais normais e o paciente dá uma nota boa pra sua doença, ou seja, sente-se bem.
Alguns casos também são considerados de remissão clinica, quando há alguma alteração de exames mas o paciente não sente nada.
Mas atenção, para ser considerasdo em remissão, não pode estar usando corticoides, isso já é um sinal que a doença não está bem controlada. Ainda há muitas perguntas sem resposta, mas estamos em um caminho de cada vez mais conhecimento, tratamentos disponíveis e pesquisas em andamento para podermos chegar na tão sonhada remissão de forma total e prolongada!
#REPOST @tmucenic.reumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.