Desde maio, um decreto regulamentava a lei 17.066/2017, que garante o direito dos pacientes que usam os serviços públicos de saúde em Santa Catarina consultarem a situação na fila. Duas vezes o prazo foi postergado. O estado alegava que precisava treinar servidores dos 295 municípios para abastecerem o sistema.
A ideia de divulgar a lista é garantir mais transparência, para evitar casos de corrupção na fila, e também para planejamento do estado. Assim, será possível redirecionar profissionais e pacientes para regiões com mais demanda de procedimento, informou a secretaria.
Na internet, é possível ver a situação individual dos pacientes com relação a consultas, exames e intervenções cirúrgicas. Além da lista de espera, é possível ver a lista de consultas e lista de atendidos pelo sistema.
O estado adaptou o sistema SISREG, sistema gratuito do Ministério da Saúde, para criar a ferramenta. Conforme o governo estadual, o modelo de publicização da lista do SUS será pioneiro no país. Estados como Paraná, Piauí e Amapá já fazem contato para aprender sobre o modelo e importar a idea. No Rio Grande do Sul, ainda não há qualquer previsão.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações do G1-SC.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.