O mês de agosto foi intitulado como Agosto Dourado para aumentar a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com outros alimentos até os 2 anos ou mais de idade.
Essa realidade nem sempre é possível. Mães com doenças crônicas autoimunes eventualmente precisam optar pela interrupção do aleitamento para realizarem o tratamento apropriado, uma vez que alguns medicamentos podem ser excretados no leite materno e prejudicarem o bebê. Tendo isso em vista, trouxe uma lista dos medicamentos mais utilizados nos tratamentos das doenças reumatológicas e suas recomendações em relação à lactação:
PERMITIDOS:
– Aspirina e anti-inflamatórios;
– Azatioprina;
– Hidroxicloroquina;
– Sulfassalazina;
– Ciclosporina;
TOLERADO:
– Corticoide: liberado em pequena concentração no leite materno, bem tolerado.
ABSOLUTAMENTE CONTRAINDICADO:
– Micofenolato;
– Metotrexate;
– Leflunomida;
– Ciclofosfamida
POUCAS INFORMAÇÕES SOBRE:
– Biológicos.
Se você é mãe e está em tratamento, preocupe-se em ficar bem para cuidar do seu mais novo grande amor! Muita pressão é depositada nas mães acerca da amamentação, mas sua saúde deve vir em primeiro lugar para que você possa acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do seu filho sem perder nenhum segundo!
Sempre busque maiores informações com o seu Reumatologista e Pediatra sobre a melhor alternativa para você e seu bebê e, lembre-se: nunca interrompa o seu tratamento sem orientação médica, por mais que o motivo seja nobre.
#REPOST @marcella.reumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Como melhorar a escamação da pele.
Angela, recomendamos que consulte um dermatologista, não podemos te indicar medicamentos ou tratamentos, mas um dermatologista pode te orientar de forma adequada e responsável.