Brasil terá um novo modelo de reabilitação profissional, inspirado no modelo alemão, OI? Alguém, conta para a previdência social que isso aqui é Brasil!
O INSS passará à encaminhar as pessoas com doenças crônicas para a reabilitação profissional, quando não, irão dar altas, é o que prevê a movimentação do novo plano da previdência social para diminuir as despesas com auxílio doença, portanto, fiquem atentos a mudança e considerem a possibilidade de em algum momento, começarem a se preparar para lutar pelo direito de voltar ao trabalho em condições especiais e adequadas.
O INSS está implantando no Brasil vários Centros de Reabilitação Profissional, a ideia de reabilitar a pessoa para retornar ao trabalho é realmente fundamental, mas é certo a falta de preparo do INSS para preparar pessoas com doenças crônicas para voltar ao mercado de trabalho. Eu, pessoalmente tive uma experiência absurda com o INSS, me encaminharam para a Reabilitação em um momento que estava em franca hepatite medicamentosa e atividade da artrite reumatoide, fui convidada para “apenas uma reunião da terapia de grupo”, lá tinhamos um psicologa “super mal preparada” que e, seu discurso disse assim “o INSS através da criteriosa avaliação pericial, chegou a conclusão que todas as pessoas que estão aqui, não tem riscos de suas doenças progredirem, por isso, serão reabilitados para o retorno ao trabalho”, Oi? O INSS determinou que a minha doença não será progressiva, será de fato a cura da artrite reumatoide? Ou será a descoberta de um novo e inovador tratamento que estaciona doenças crônicas?, e para finalizar a reunião ela ofereceu cursos espetaculares de “porteiro, padeiro, digitador, panificador, etc”, eu perguntei, mas eu cheguei a ir à faculdade, tinha formação técnica e quase fui enfermeira e agora vou ser “porteira, é isso” a psicóloga disse cretinamente, é esses são os cursos que temos para oferecer. Nem preciso dizer que eu nunca mais fui convidada para uma terapia da reabilitação, e desde então, eu busquei ajuda de um advogado e estou pleiteando judicialmente o meu título de pessoa reabilitada e claro, estou eu mesma, pagando a minha reabilitação profissional fazendo a graduacão de jornalismo (na faculdade), aliás, sem desmerecer os digitadores, más entre o curso de digitadora oferecido e o de jornalismo que estou fazendo podemo ver grande semelhanças, ambos usam o teclado.
A reabilitação do INSS é falha, composta por profissionais despreparados e orientados a um discurso padrão, aliás, os peritos determinam estabilidade de doenças crônicas progressivas e degenerativas que os grandes pesquisadores não conseguem descobrir.
Vergonha da Reabilitação Profissional no Brasil, isso não é efetivo, porque é preciso um modelo diferenciado entre “segurados em auxílio doença e em, auxílios acidente do trabalho”
Leiam artigo especial do Portal Reumatoguia, sobre o “Programa de Reabilitação Profissional do INSS, Fundamental, porém Falho, afirma o advogado Tiago Farina Matos, consultor jurídico do Portal Reumatoguia”
http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?cat=102&id=1458&menu=102
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Ridiculo
Olá, estou na luta judicial, pois os perito do inss disseram que tenho condição de retorno ao trabalho, fiz uma perícia negada, retornei ao trabalho, não aguentei, entrei na justiça ou iria morrer trabalhando, como eles querem para não pagar beneficio, 10 anos de contribuição e quando vc precisa, não tem direito, ninguém sabe o que passamos até passar pela mesma situação. # desabafo.
Olá, Genilda
Estimo que tenha uma decisão favorável na Justiça Federal Especial 🙂 A luta pela garantia de seus direitos é super válida, ninguém melhor do que vc, para saber a sua real condição de retornar ao trabalho. #Forças!!!
Olá, Genilda!!!
É vivemos em um país, da desiguldades, espero que já tenha tido uma boa resposta ao seu processo na Justiça Federal!! Abraços!!
Tive baixa da minha licença depois de 8 anos encostada. Estou sem movimento do punho direito, hoje estou em cri-se no dedão da mão esquerda, joelho e coluna. Não entendo como pode, EH muio desrrespeito, contribui a vida inteira e só usei por causam aAr que apareceu em 2007 e me deixou encapacitada te hoje.