A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta as articulações, provocando inchaço, rigidez e dores nas juntas. A enfermidade costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos. Se a inflamação crônica não for contida, com o passar do tempo pode levar à erosão do osso e à deformidade da articulação.
Já a prática de meditação fortalece o sistema imunológico das pessoas e ajuda na diminuição de pensamentos negativos e nas disfunções cerebrais, gerando sensações de bem-estar, principalmente para pessoas com artrite. Estudos comprovam que a meditação também diminui a ansiedade, a depressão, o estresse e a irritabilidade, sem uso de medicamentos ou efeitos colaterais.
Podem participar do projeto mulheres com idade entre 25 e 70 anos, com diagnóstico de artrite reumatoide há mais de três meses e que não tenham diagnóstico de osteoporose. É necessário também possuir um equipamento com acesso a internet (notebook, celular ou tablet).
Ao todo, serão oito atendimentos ao vivo, um por semana, sempre às segundas-feiras, às 14 horas ou 14h40, com duração de até 30 minutos para cada sessão.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/gLPyApAqT76sUqg36. Após a inscrição, a pessoa receberá um comunicado para marcar uma avaliação. As aulas terão início após o término das inscrições e das avaliações das pacientes.
O projeto é coordenado pela professora do Deis/CCS Fernanda Dias e pela estudante Maria Larissa Gramlich.
Fonte: Universidade Federal do Espírito Santo.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.