Fatores psicossociais podem ser mais importantes do que as medidas clínicas tradicionais na previsão da incapacidade funcional no primeiro ano após o diagnóstico da artrite reumatoide (AR), de acordo com um estudo publicado na revista Arthritis & Rheumatology.
Pesquisadores suíços usaram dados de uma coorte prospectiva de 578 pacientes (64,5% do sexo feminino) com AR de inicio recente ou artrite indiferenciada para determinar os preditores basais de incapacidade em um ano.
Os investigadores descobriram que 36,7% dos pacientes relataram incapacidade funcional após um ano. Foram preditores de incapacidade funcional em um ano a incapacidade no momento basal, a depressão, a ansiedade, o absenteísmo no trabalho durante a última semana, não ter uma atividade assalariada, e o excesso de peso.
Portanto, os preditores de deficiência em um ano parecem ser dominados por fatores psicossociais.
Fonte: Arthritis & Rheumatology, Volume 68, Issue 7, pages 1596–1602, July 2016
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Boa tarde! Recebi o diagnóstico recentemente porém, ela engana até os médicos pois com dores nos pés, joelhos, mãos e coluna, sempre procurando ortopedistas até que me enjoei de tanta radiografia, retardando o tratamento e passei a ler sobre as dores e depois inchassos quando optei por procurar por reumatologistas. Fica uma observação aos passientes cuidado onde faz consulta pois me senti ofendido quando numa consulta me queixei de dores em várias partes do corpo, o ortopedista falou para eu praticar exercícios e até deu impressão pela sua fisionomia que eu estaria querendo atestado para não trabalhar, contrariando a tese que diz : Toda doença descoberta no início, a cura tende a ter chance de cura.
Att Sérgio
Ufa, Sérgio que bom que vc conseguiu o diagnóstico, infelizmente a jornada entre encontrar o médico e definir o diagnóstico, pode ser longa. Foco no tratamneto e rumo a remissão. Eu acredito que em breve a cura vem.