Qual foi a última vez que você sentiu um formigamento nas mãos? Embora esse isso possa indicar algo bobo, como o fato de você estar em uma determinada posição por muito tempo, ele também pode ser um sinal de doenças bem graves e que colocam sua vida em risco.
Mas, antes de conhecermos que tipos de problemas o formigamento nas mãos pode indicar, vamos primeiro entender por que ele aparece.
Segundo especialistas, aquela sensação conhecida, parecida com uma coceira e acompanhada de dormência; pode surgir não só nas mãos. Em qualquer parte do corpo, ela só surge quando a circulação do sangue encontra algum obstáculo, impedindo que aquela região que está formigando seja irrigada como deveria.
Frequência x alerta
Isso, obviamente, pode ser causado nas mãos por esforço físico ou mesmo por cansaço, e passa rapidinho se você descansar os músculos por um tempo. No entanto, se esse for um quadro frequente em sua vida, o problema pode ser mais sério.
Problemas no coração, lesões na coluna vertebral, diabetes e uma séries de doenças complicadas, como a degenerativas podem estar ligadas ao formigamento nas mãos, caso ele seja frequente. Nesses casos, como você deve imaginar, é imprescindível que a pessoa procure um médico com urgência e faça exames para descobrir o que está acontecendo no organismo.
Quanto mais cedo você começar um tratamento, menos estragos algumas doenças muito sérias podem causar em seu organismo, como as que você confere abaixo.
Entenda o que o formigamento nas mãos pode indicar:
1. Esgotamento físico
Formigamento nas mãos pode indicar uma simples fadiga ou esgotamento físico. Carregar muito peso, ficar em uma só posição sobre o pulso por muito tempo ou sobre qualquer outro nervo do corpo pode causar o costumeiro formigamento, assim como ocorre nas pernas e nos pés.
Esse tipo de problema pode ser resolvido com alguns minutos de descanso ou uma massagem na região formigando, para reativar a circulação.
2. Falta de vitaminas
A ausência de algumas vitaminas no corpo, como do complexo B e niacina, podem causar formigamento na mãos e nos pés, já que os nervos precisam se quantidades corretas desses nutrientes para trabalhar como devem.
Se for esse o seu caso, a melhor forma de corrigir o problema é procurando um médico. Além de um check-up, ele vai indicar a você quais alimentos precisam estar mais presentes em sua alimentação e, se for o caso, quais remédios ou suplementos você precisa tomar.
3. Diabetes
Quando o formigamento nas mãos é causado pelo diabetes, é comum que ele tenha início nas pernas e vá subindo pelo corpo. Normalmente, a causa são algumas rupturas de fibras e o efeito da redução no fluxo sanguíneo.
Se você essa doença, procure um médico o mais rápido possível. Assim que o tratamento para o controle das taxas de glicose começar, os formigamentos cessarão.
4. Doenças cardíacas
Doenças no coração e problemas relacionados à pressão arterial também podem ser indicados por formigamento nas mãos devido à mudança no fluxo do sangue. O correto, se for este o caso, é procurar aconselhamento médico, praticar exercícios físicos leves e procurar ter uma alimentação mais equilibrado, com menos sal e gordura saturada.
5. Má circulação
Quando se está com a circulação sanguínea comprometida, o formigamento nas mãos e em outras partes do corpo é um sintoma comum. Isso pode ser causado por vários motivos, incluindo coágulo de sangue, no caso de trombose. Neste caso, o fluxo de sangue e de oxigênio atrasa, causando também dormência nas mãos e em outras extremidades do corpo.
6. AVC
Nessa outra matéria aqui, você pode entender melhor os sinais de AVC, como acontece e como é possível se prevenir. Mas, no caso de formigamento nas mãos, se você não tiver qualquer outro dos problemas citados aqui, fique atento e procure um médico.
7. Lesão na coluna vertebral
Alguns problemas relacionados aos nervos e a própria coluna podem impedir que o sangue circule normalmente. O resultado, além do formigamento nas mãos (especialmente na esquerda), pode ser dores de cabeça fortes, falhas na coordenação motora e assim por diante. Essa avaria na circulação pode ser causada por problemas na coluna ou pode levar a eles, devido ao desgaste.
8. Esclerose múltipla
Essa é uma condição que faz com que as membranas nervosas da medula espinhal sejam destruídas. Embora esse cenário seja mais raro, o formigamento nesse tipo de caso é manifestado pela interrupção da circulação dos circuitos nervosos. Como consequência disso, as mãos perdem sensibilidade e acabam em um estado de dormência.
9. Síndrome do túnel do carpo
Esse problema costuma ser consequência de esforço repetitivo, que forçam as mãos e os pulsos, por muito tempo, como digital ou escrever. Nesses casos, por causa do esforço, o tendão fica inchado e, dentre outros sintomas (dolorosos), as mãos podem formigar.
10. Doença de Buerger
Essa é uma condição séria, normalmente associada aos fumantes, e que pode surgir também nos pés. Um de seus primeiros sintomas é o formigamento e a dormência nos membros afetados, devido à diminuição do fluxo sanguíneo. Se a doença não for tratada a tempo, dedos das mãos, dos pés e até os membros inteiros, como pernas e braços podem gangrenas.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.