Você sabia que existe um sistema nervoso que está controlando várias funções do seu corpo sem que você precise pensar, um processo totalmente involuntário inerente a sua vontade, que inclusive pode estar desregulado, piorando sintomas da fibromialgia!?
Quando você se exercitar e realiza o abdominal, neste momento você envia um comando totalmente consciente ao seu cérebro para executar este movimento, certo? Este é um processo totalmente ativo e voluntário.
Agora já parou para pensar?
Você não pede para seu coração bater mais lento, bem como não temos a capacidade de controlar voluntariamente o quanto suamos tão pouco a temperatura corporal ou comandar a função digestiva e muito menos mantemos consciência 24hs sobre a respiração, uma vez que são processo que independem de nossa vontade, a este sistema regulador de processos básicos de sobrevivência damos o nome de Sistema Nervoso Autônomo, que faz parte do Sistema Nervoso.
Inclusive na última década alguns pesquisadores têm demonstrado que pacientes com fibromialgia podem exibir este sistema disfuncional. A disautonomia parece ter um papel importante na fisiopatologia da fibromialgia, embora não esteja claro se essa anormalidade seja a causa ou o efeito, sendo capaz de gerar alteração do ciclo do batimento cardíaco, predispondo a uma HIPORREATIVIDADE do Sistema Nervoso Autônomo durante o estresse físico ou mental provocando uma descompensação baixando os batimento cardíaco bem como redução da pressão arterial podem gerar sintomas:
- Desmaio (mais comum)
- Náusea
- Vertigem
- Confusão mental
- Desequilíbrio
- Fraqueza súbita, principalmente ao se manter em pé ou mudança de posição
Caso você desconfie estar vivenciando a disautonomia do Sistema Nervoso Autônomo, principalmente se você já cursa com quadro de diabete, cardiopatias, hipermobilidade, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes, sugiro buscar um médico cardiologista para maior investigação, uma vez que cautelas são necessárias no tratamento.
Se você acha este conteúdo importante compartilhe com o máximo de pessoas que estão precisando desta informação.
Dra. Marina Barbosa
Naturóloga e Fisioterapeuta
Especialista em Dor e Acupuntura.
#REPOST @dra.marina.barbosa
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.