Ai você complica, quer dizer que além de dor na junta, ainda tem isso?
É, minha gente, a rapadura é doce mas não é mole não. Isso existe! Decidi abordar o tema porque tenho lido aqui nos comentários como começou a doença e bastante gente descreve uma mini-novela até chegar o diagnóstico.
O que nós chamamos de sintomas sistêmicos são aqueles que não são específicos de nenhuma doença e que pegam o corpo todo e não só um órgão especificamente.
Algumas das nossas doenças (especialmente as vasculites e o lupus) aparecem assim: uma febre do nada, que dura dias e não tem mais nenhum outro sintoma acompanhando.
Além disso, pode a pessoa começar a perder peso, inexplicavelmente, sem fazer nenhum esforço. Pode ter dor muscular difusa (mialgia), com ou sem dor na articulação.
Pode ser só um desses ou tudo junto e misturado. Eu já contei pra vocês que as doenças não lêem os livros. Então algumas (muitas) vezes aparece um negócio aqui, tempos depois outra coisa e assim vai indo, até que depois a doença toma a “cara que ela tem”.
Ou seja: se a gente olha só a foto (o sintoma isoladamente) talvez o diagnóstico não saia. Por isso, observar tudo e esperar o tempo, pra então vermos o filme (tudo junto, seguindo uma sequencia) é fundamental.
O importante é que vocês saibam disso, porque diante desses sintomas é comum nem saber que médico procurar. Na dúvida, procure o reumato.
No seu caso, como foi pra descobrir o diagnóstico?
#REPOST @lorenza.silverio
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.