Em mulheres com artrite reumatoide, obesidade e aumento da massa de gordura está associada com níveis mais elevados de marcadores inflamatórios como a proteína C-reativa (PCR) e taxa de sedimentação de eritrócitos (VHS). Estas são as conclusões de um estudo recente dos EUA.
Os valores dos níveis plasmáticos de proteína C-reativa (PCR) e a taxa de sedimentação de eritrócitos são comumente avaliados no diagnóstico e tratamento da artrite reumatoide. Na população em geral, níveis elevados de PCR foram associados a um Índice de Massa Corporal (IMC) e maior adiposidade, especialmente entre as mulheres. Também na população em geral o aumento de VHS também tem sido associada a um aumento do IMC e da adiposidade.
Para o estudo desta base, Michael D. George e seus colegas da Universidade da Filadélfia avaliaram as associações entre IMC e marcadores inflamatórios em dois grupos de pacientes com artrite reumatoide: um grupo de 451 pacientes e um grupo de 1.652 pacientes traçados a partir do registro Artrite reumatoide nacional (VARA). E eles têm usado como um grupo de controle dos participantes do estudo Nacional de Vigilância Sanitária e Nutrição Exame Survey (NHANES).
Os investigadores primeiro destacam o modo que ambos os grupos de artrite reumatoide e na população em geral, o IMC foi positivamente associado com a taxa de sedimentação de eritrócitos e a proteína C-reativa entre as mulheres, especialmente entre aqueles que foram severamente obesos (IMC ≥35 ). A mesma associação também ocorreu entre os homens na população em geral. No entanto, entre homens que sofrem de artrite reumatoide, o valor IMC não aparecem associados com PCR ou VHS, com exceção dos homens em grave abaixo do peso, que mostrou um alto valor de VHS e PCR em relação aos homens de peso normal. Além disso, no grupo VARA, os homens com peso normal apresentaram valores mais elevados de PCR e de VHS em comparação com os homens com excesso de peso ou obesos. E, no entanto, nas mulheres os valores da PCR e VHS foram associados positivamente com a massa gorda (mas não à massa magra), enquanto nenhum biomarcador ou gordura em massa foram associados com adiposidade ou massa livre de gordura em homens.
Fonte: Arthritis Care Res 2017
Will Boggs MD
(versão italiana Diário Saúde / Popular Science)
http://www.ilfarmacistaonline.it/mobile/articolo.php?articolo_id=49857
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.