É pessoal, a saga “Espondiloartrites. Parece confuso? É mesmo!” continua em seu 2º episódio.
Desta vez explicaremos a diferença de ESPONDILITE ANQUILOSANTE para ESPONDILOARTRITE AXIAL NÃO-RADIOGRÁFICA.
O termo ANQUILOSE quer dizer união. Nesse sentido, espondilite ANQUILOSANTE seria a união através da formação de pontes ósseas entre um ossinho da coluna e outro (as vértebras) e entre dois ossos da bacia – o sacro e o ilíaco – articulação sacroilíaca (volte um post). A articulação desaparece e os dois ossos perdem sua individualidade, virando um apenas um bloco ósseo, reduzindo a mobilidade da coluna.
Bem, quem ainda não fez esta anquilose (fusão ou pontes ósseas), mas tem o acometimento inflamatório da coluna ou da articulação sacroilíaca visto na ressonância magnética, mas não no raio-X, chamamos de espondiloartrite axial não-radiográfica.
Tradução deste último termo: ESPONDILO = VÉRTEBRA; ARTRITE = INFLAMAÇÃO ARTICULAR; AXIAL = acomete a COLUNA, o eixo; NÃO-RADIOGRÁFICA = não aparece no raio-X, mas pode ser vista na ressonância.
Enquanto a relação da espondilite anquilosante é de 3 homens acometidos para cada mulher, na espondiloartrite axial não-radiográfica, temos 1 homem acometido a cada mulher.
E agora? Tenho espondiloartrite axial não-radiográfica. Qual minha chance de desenvolver a espondilite anquilosante? Em torno de 25% ou menos.
Quais os pacientes que mais anquilosam? Aqueles que fumam, obesos, homens, que têm o HLA-B27 positivo e que não estão em tratamento.
Gostou? Não perde o episódio 3 de nossa saga tá, bebê? Continua…
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.