Na Amazônia brasileira, tribos indígenas costumam preparar as folhas da erva-baleeira em infusão para o tratamento de infecções de todos os tipos, reumatismo e artrite. A erva-baleeira é muito prevalente ao longo da costa sudeste do Brasil e há muito tempo ocupa um lugar na medicina alternativa como um eficaz anti-inflamatório de uso interno e externo para vários tipos de doenças inflamatórias, incluindo artrite reumatoide, artrose, bursite, ciática, contusões, fibromialgia, hérnia cervical, LER, osteofitose, reumatismo, tendinite, dentre outras.
Diversos estudos laboratoriais realizados com animais no Brasil confirmaram que a Cordia verbenacea possui características anti-inflamatórias, bem como ações anti-ulcerosas e gastro-protetoras. Além da infusão, a tintura da erva-baleeira também é utilizada.
A erva-baleeira possui em suas folhas uma substância química chamada artemetina, um flavonoide com possível efeito hipotensor, que também é muito útil contra ações inflamatórias, além de conter também um grupo de produtos químicos chamados naftoquinonas, os quais possuem propriedades antifúngicas contra Cladosporium ucumerinum (Cladosporium é um gênero de fungo que se apresenta como manchas escuras, de cor marrom ou preta, tem aspecto aveludado e pode formar ramificações semelhantes a “arvorezinhas”. Atacam vegetais, causando sérios danos aos mesmos e consequentemente grandes prejuízos, principalmente para a agricultura), Candida albicans (espécie de fungo diploide que causa, oportunamente, alguns tipos de infecção oral e vaginal nos seres humanos) e propriedades tóxicas contra larvas do mosquito da febre-amarela.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva-baleeira
Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.
História e curiosidades
A erva-baleeira é um pequeno arbusto que pode chegar até 2 (dois) metros de altura, encontrado em todo o território brasileiro. Suas folhas são compridas, com odor forte, ásperas e atingem até 12 centímetros de comprimento. As flores são vermelhas com frutos carnosos cerca de 5 mm de diâmetro com uma única semente dentro. A Cordia verbenacea pode ser encontrada em toda a América do Sul, no Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Argentina e Paraguai, incluindo muitas áreas da bacia amazônica. Sua ocorrência estende para a Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e maior parte do Caribe. A espécie Cordia verbenacea faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
“Vale ressaltar que a erva de baleeira não substitui a medicação convencional e muito menos é utilizada para tratar doenças reumáticas seu estudo comprova sua eficácia apenas como um alivio para dores e inflamações, sendo indispensável o tratamento continuo das medicações tradicionais do seu tratamento.”
Fonte: Plantas Medicinais e Fitoterapia / G1
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Priscila vc tem feito uso desse tratamento com a erva, como esta se sentindo ?
Diego, eu não faço uso de ervas, apenas divulgamos a matéria.